PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de agosto de 2020

Instituto ABCD lança e-book gratuito sobre o Covid-19 e transtornos específicos de aprendizagem

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Instituto ABCD, que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia, em parceria com especialistas e profissionais da educação lançou um e-book gratuito sobre o “Covid-19 e transtornos específicos de aprendizagem – Possíveis impactos e estratégias de enfrentamento no pós-pandemia”.

Com o objetivo de discutir o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos com transtorno específico da aprendizagem (TEAp) e propor formas para ajudar famílias e professores a se organizarem no retorno às aulas presenciais, o e-book foi desenvolvido na perspectiva do desenho universal da aprendizagem (UDL, na sigla em inglês), no intuito de que as estratégias propostas contemplem a diversidade dos aprendizes e beneficiem todos os alunos.

Após reflexões sobre o contexto da pandemia, o e-book discute caminhos e possibilidades para o período posterior ao isolamento social, com o retorno às atividades escolares presenciais. São abordadas as demandas que os alunos com transtorno específico de aprendizagem já apresentavam antes da pandemia, a necessidade de readequação das expectativas de aprendizagem, as estratégias que podem ser adotadas e a importância do apoio às famílias.

“Ao abordar os desafios e estratégias no período pós-isolamento, o e-book reflete sobre as diferenças nos perfis de aprendizagem e propõe estratégias pedagógicas personalizadas. Portanto, este novo cenário imposto pela covid-19 nos trouxe a possibilidade de repensar, mais uma vez, a educação, respeitando a diversidade e priorizando a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos” relata Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD.

O conteúdo é complementado também por uma pesquisa realizada com alunos, familiares e educadores que convivem com transtornos específicos de aprendizagem visando identificar os impactos da pandemia nos processos de aprendizagem. Com o resultado, o e-book conseguiu constatar quais estratégias têm sido utilizadas no ensino remoto e nos atendimentos especializados, bem como se eles têm sido eficazes do ponto de vista de quem está vivendo essa situação.

O e-book está disponível gratuitamente no site do Instituto ABCD:
http://institutoabcd.org.br/e-book-covid-19-e-transtornos-especificos-de-aprendizagem/
  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade