16 de julho de 2018

Influenciadores se unem contra o discurso de ódio nas redes sociais

Nicholas Vital

Nos últimos anos, as redes sociais se transformaram em verdadeiras zonas de guerra. Em tempos de polarização extrema, as discussões, que outrora contribuíam para o aprofundamento dos debates e a construção de ideias, hoje são pautadas majoritariamente pela intolerância. Buscando mudar esta realidade e transformar a internet em um lugar mais civilizado, foi lançada na última sexta-feira (13) a Redes Cordiais, um movimento que tem como objetivo engajar os influenciadores digitais para uma comunicação menos violenta e sensibilizá-los para o compartilhamento mais consciente de conteúdos na internet.

Primeira reunião do grupo foi realizada em São Paulo e contou com a presença de formadores de opinião dos mais variados tipos, como o ex-ministro do TSE Henrique Neves, a colunista Julyana Mendes (do canal Mãe de sete), a jornalista Leda Nagle e seu filho Duda, Gabriel Azevedo (um dos fundadores do canal MyNews) e a apresentadora Marina Person. No total, estiveram presentes cerca de 20 influenciadores digitais.

Primeiro Redes Cordiais reuniu diversos influenciadores digitais, dia 13 de julho em São Paulo

“O Redes Cordiais surgiu a partir de uma conversa de amigos, com o objetivo de combater o discurso de ódio e a disseminação em massa de notícias falsas na internet”, afirma Alana Rizzo, cofundadora do movimento. “A nossa ideia é reunir um grupo com voz ativa e que pode impactar milhões de pessoas – que são os influenciadores. A gente não quer que ninguém passe a se amar nas redes. Este é um espaço de debate, onde as pessoas vão concordar ou discordar, mas a gente quer que isso seja feito de forma respeitosa, cordial.”

Após uma manhã inteira de intensos debates, o grupo ainda teve a oportunidade de assistir a uma apresentação da jornalista Cristina Tardáguila, fundadora da agência Lupa, pioneira na checagem de notícias no Brasil, que falou sobre um dos temas mais quentes neste momento pré-eleitoral: as fake news. De forma bem humorada, Tardáguila falou sobre a história da Lupa, os problemas gerados pela disseminação de notícias falsas, os ataques recebidos por ela e sua equipe e apresentou algumas técnicas simples de verificação de conteúdo para os influenciadores.

“O que nos motiva é o processo de educação das pessoas, para que elas saibam identificar o conteúdo relevante, as notícias verdadeiras, que elas promovam um debate mais respeitoso nas redes sociais”, diz Neivia Justa, associada da Aberje e uma das organizadoras do evento. “A nossa intenção aqui é fomentar essa convivência cordial nas redes, que as pessoas aprendam a ouvir o outro, que estejam predispostas a entender o ponto de vista do outro. Não é para concordar – mas que a gente discorde com argumentos, não com agressividade, não desrespeitando o outro.”

A ideia dos organizadores é que o movimento Redes Cordiais se torne um espaço permanente de diálogo e conscientização, sempre contando com a ajuda dos influenciadores digitais para disseminar esses conceitos. Até o final do ano, serão pelo menos mais três encontros como este. “Vamos viajar o Brasil disseminando essas ideias”, garante Alana Rizzo.

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