Hamilton dos Santos para O Globo: “David Hume cancelado?”

Em artigo para O Globo, Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje e doutorando em Filosofia pela USP, reflete sobre a decisão da Universidade de Edimburgo em retirar o nome do filósofo escocês do prédio principal de seu campus, devido a reivindicações de ativistas.
“Não rir, não lamentar, mas compreender. Essa é a atitude mais razoável diante da notícia”, reflete. David Hume (1711-1776) foi um dos mais importantes filósofos do chamado empirismo britânico, eleito em 2000 o escocês do milênio e, em 2009, o filósofo com que outros filósofos mais se identificavam. Não obstante, a Universidade de Edimburgo decidiu rebatizar a David Hume Tower para simplesmente 40 George Square, devido a acusações de ativistas de que o filósofo pregava a supremacia branca por meio de “epítetos racistas”.
Hamilton argumenta: “Devemos suspender o juízo diante do fato de que, entre os líderes do movimento, não haja professores nem pesquisadores renomados. Devemos ignorar as notícias segundo as quais o diretor-geral Peter Mathieson, que sacramentou a decisão de ‘cancelar’ Hume, tenha sido investigado por pagar o transporte aéreo de seus pets (um cachorro e um gatinho) com dinheiro da universidade. Também não vale entrar no mérito de que a George Square homenageie um rei, Jorge III, que, à época de Hume, liderava um império comprometido com a manutenção de colônias e o tráfico de escravos. Antes, devemos compreender e aceitar a decisão, pondo-a na conta de um esforço legítimo da sociedade de buscar eliminar desigualdades acumuladas e compensar perdas sofridas por negros e minorias ao longo da História. Devemos, de boa-fé, compreender a situação: afinal, diante da pressão de um abaixo-assinado on-line que angariou menos de 2.000 assinaturas, eles se viram frente ao Mito de Tebas destes nossos tempos: ‘Cancela ou serás cancelado’.”
Leia o artigo na íntegra (para assinantes) neste link.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados