Gerdau Transforma terá oficinas online para empreendedores negros
Estão abertas as inscrições para a edição do Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo da Gerdau em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social. Serão oficinas online, que ocorrerão entre os dias7 e 11 de novembro,das 19 às 22h, voltadas para auxiliar profissionais liberais e autônomos que pretendem montar ou aprimorar seus negócios. Podem se inscrever até dia 8 de novembro no site pessoas com mais de 18 anos e que se identificam como negros.
Com a metodologia By Necessity®, desenvolvida pela Agência Besouro, a capacitação apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual. Ao todo, são cinco dias, somando 20 horas da capacitação online que estimulam os participantes a refletirem sobre suas ideias e ensinam criação de marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio, conceitos financeiros e plano de ação. Depois, cada participante recebe apoio personalizado de consultores durante um período de três meses de incubação.
Denise Alencar (38 anos), de Osasco, São Paulo, é especialista em quiet books e jogos afro referenciados. Durante a pandemia, teve seus trabalhos cancelados e, precisou se reinventar. Surgiu aí a Fulelê Infância que produz artesanalmente livros sensoriais, jogos e brinquedos afro referenciados, com o objetivo de aproximar bebês e crianças das culturas africanas e afro-brasileiras.
“Meu maior sonho é que a Fulelê seja referência em brinquedos afro no Brasil. A empresa já tem 1 ano e meio de fundação e está crescendo. Em breve, pretendo ter comigo pessoas que trabalhem na produção das peças, marketing e outras áreas, para que eu foque apenas na criação”, diz a empreendedora. Segundo Denise, o projeto Gerdau Transforma em parceria com o Besouro foi essencial para auxiliá-la a continuar buscando possibilidades de crescimento para o seu negócio que em breve estará presente em lojas físicas.
“Nosso objetivo com o Gerdau Transforma é fomentar a educação empreendedora no Brasil, pois acreditamos no papel fundamental do empreendedorismo na construção de uma sociedade mais justa. Para nós, capacitar empresários informais e autônomos iniciando seus negócios é uma ferramenta para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor”, reforça Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.
“O Programa Gerdau Transforma vem provando para a América Latina e para o Brasil que, mesmo em situação de vulnerabilidade social e situação de desemprego, toda e qualquer pessoa pode, sim, gerar sua própria renda a partir de uma ideia, de muita energia e vontade de mudar a sua vida. E nós da Besouro estamos muito felizes de fazer parte desse processo de transformação social e econômica nas comunidades que mais precisam do nosso País, junto a Gerdau”, comenta Vinicius Mendes Lima, fundador da agência Besouro.
Criado em 2019, o projeto já contou com mais de oito mil alunos inscritos no programa, beneficiando mais de 1900 empreendedores de 461 cidades no Brasil e na América Latina que conseguiram abrir seus negócios com a ajuda da mentoria.
Serviço – Gerdau Transforma — Online
Para se inscrever, acesse.
Período: 7 a 11 de novembro
Horário: 19 às 22h
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?