09 de maio de 2023

Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil se unem para incentivar a educação no país

Parceria viabiliza formação de educadores da rede pública na metodologia STEAM, prática pedagógica inovadora que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática
Turma da Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, em Piracicaba (SP) foi a vencedora do Prêmio Liga STEAM 2022, na categoria Ensino Fundamental - Foto Gabriel Araújo

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de um país. Aqui no Brasil, ela enfrenta inúmeros desafiospara formar indivíduos mais críticos e conscientes. Uma mudança de cenário só é possível com uma atuação em rede, unindo pessoas e organizações que estejam dispostas a fazer diferente. Foi pensando nisso que a Fundação ArcelorMittal e a Fundação Banco do Brasil se uniram para ampliar a Liga STEAM, uma estratégia para a educação brasileira baseada na abordagem que integra os ensinos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Com a aliança será possível dobrar os investimentos no programa, que vão chegar a R$6 milhões, em dois anos.

A Liga STEAM foi criada no início de 2022, pela Fundação ArcelorMittal, com a premissa de conectar parceiros relevantes para somar forças para investir na educação do Brasil. Em 2023, já é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. A estratégia conta com iniciativas em várias frentes, como a formação em STEAM para todos os educadores da rede pública de municípios selecionados e para um grupo de 50 profissionais da educação espalhados por diversos estados brasileiros. O Prêmio Liga STEAM é outra frente importante de investimento na educação brasileira, já que reconhece projetos realizados em escolas de todo o Brasil que já utilizam a abordagem.

Por meio da parceria com a Fundação Banco do Brasil, a estratégia ganha mais força e amplia o seu impacto social. A formação de educadores, em 2023, passa a ser realizada em seis municípios nos quais o Grupo ArcelorMittal tem atuação. Em 2022, duas cidades foram contempladas. No Prêmio Liga STEAM, houve a criação da categoria Educação Infantil, que se junta às competições dos Ensinos Fundamental e Médio. O prêmio tem foco nas escolas públicas de todo o país.

A aliança social entre as duas fundações ainda conta com gestão técnica da AVSI Brasil e consultoria técnica da Triade Educacional. Com ela, será possível que mais professores se tornem multiplicadores da abordagem STEAM. “Queremos provocar impacto positivo na educação brasileira com este projeto. Acreditamos que valorizando o professor e promovendo práticas pedagógicas que motivem o aluno é que vamos formar indivíduos mais críticos e conscientes. Investir nisso é transformar o futuro do país. A Fundação Banco do Brasil chega para somar neste propósito e dar ainda mais voz a esta iniciativa tão importante que é o Liga STEAM”, diz Herik Marques, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal.

A Fundação Banco do Brasil, nova parceira da iniciativa, tem como um dos programas estruturados a Educação para o futuro, levando oportunidades de aprendizagem e capacitação para crianças, adolescentes e jovens. “Esta aliança com a Fundação ArcelorMittal, AVSI Brasil e Tríade Educacional fortalecerá a estratégia da metodologia STEAM, preparando nossos estudantes para o futuro. Nós, da Fundação BB, ficamos honrados em participar de uma ação tão inovadora, que valoriza a experimentação, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. A educação tem o poder de transformar vidas e esta parceria proporcionará a transformação de milhares delas”, afirma Rogério Biruel, diretor de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil.

O que é STEAM – STEAM é uma abordagem educacional que integra os ensinos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem STEAM aproxima os estudantes das áreas de ciências exatas e promove uma experiência de ensino em sala de aula integrativa. Ela tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio da metodologia baseada em projetos, a abordagem busca formar estudantes  do ensino infantil, fundamental e médio para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.

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