Exposição Picasso e a Modernidade bate recorde de público no Rio de Janeiro

Há pouco mais de um mês em cartaz na cidade, mostra já foi vista por mais de 400 mil pessoas
Em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro desde o dia 24 de junho, a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía” já bateu a marca de 400 mil visitantes, com o número recorde de 13.112 pessoas em apenas um dia.
Em São Paulo, onde ficou pouco mais de dois meses em cartaz no CCBB/SP, de 25 de março a 8 de junho, foi registrado um público total de 234 mil pessoas.
Projeto cultural patrocinado via Lei Rouanet pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, a exposição apresenta mais de 90 obras de grandes pintores espanhóis, sendo 40 delas do pintor Pablo Picasso e as demais de outros artistas modernistas como Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González, Óscar Domínguez.
O acervo faz parte da coleção do museu Reina Sofía, de Madri, na Espanha, uma das mais importantes instituições dedicadas à arte moderna.
“Tanto o Banco do Brasil como a MAPFRE têm uma trajetória de valorização das artes que está acima das iniciativas de marketing. É um compromisso histórico que assumimos com entusiasmo a partir da formação do GRUPO BB E MAPFRE”, destaca Gilberto Lourenço, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do GRUPO BB E MAPFRE.
Outras ações realizadas pelo BB E MAPFRE para ampliar o conhecimento sobre arte foram o aplicativo “Picasso e a Modernidade Espanhola”, por meio do qual é possível tirar fotos e recriá-las com as características do cubismo, imortalizado por Picasso, e o “Tour Virtual”, disponível no site Picasso no Brasil (www.picassomobrasil.com.br), possibilitando o acesso gratuito aos corredores da exposição como se estivesse no local.
“Esta é mais uma iniciativa alinhada à nossa estratégia de democratizar a cultura e disseminar a educação, oferecendo atividades de qualidade para atender aos anseios do público brasileiro, que aguardava por outra ação cultural patrocinada pelo GRUPO, nos mesmos moldes do Impressionismo”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO.
Nos últimos quatro anos, o GRUPO BB E MAPFRE apoiou diversos eventos de repercussão internacional, que levaram informação e cultura para mais de 3 milhões de visitantes e colocaram o Brasil na rota das grandes exposições.
Três das mostras de maior sucesso nos últimos anos – “Impressionismo: Paris e Modernidade” (2012); “Mestres do Renascimento” (2013), ambas no CCBB (SP e RJ); e “Salvador Dalí” (2014), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, foram viabilizadas graças a investimentos do BB E MAPFRE.
O resultado total de visitação nestas exposições foi um público de 2,8 milhões de pessoas, aproximadamente, que formou filas de quarteirões e esperou horas para apreciar obras vistas apenas em museus da Europa e nunca reunidas num único espaço.
Com a retrospectiva de Picasso no Rio e em São Paulo, mais uma vez, o público reafirma o seu interesse por arte de qualidade.
A exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” permanece em cartaz no CCBB/RJ até o dia 7 de setembro.
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade