Estudo latino-americano da Global Communication Monitor aborda novos fatores na gestão da Comunicação

O Latin American Communication Monitor (LCM) chega a sua quinta edição e investiga temas contemporâneos
O Monitor Latino-Americano de Comunicação (LCM) é um estudo organizado bianualmente pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), e visa contribuir para o desenvolvimento na área da Comunicação Estratégica e Relações Públicas, avaliando tendências e mudanças. Os Monitores de Comunicação são reconhecidos como os maiores estudos sobre a área, tendo o intuito de conectar o mundo profissional e acadêmico comparando a situação atual e prospectiva da comunicação estratégica em mais de 80 países. Desde 2013, o capítulo latino-americano da pesquisa destacou o papel dos comunicadores de língua espanhola e portuguesa no mundo. No Brasil, conta com o apoio da Aberje.
Chegando a sua 5ª edição, o estudo cumpre os mais elevados padrões acadêmicos: uma rede de investigadores de 33 das mais prestigiadas universidades compõem um grupo de estudos sobre teorias e os resultados de investigações científicas internacionais. Além disso, aborda temas frequentemente debatidos, como digitalização e o fenômeno CommTech, consultoria, diversidade, igualdade e inclusão na comunicação, entre outros. A pesquisa também identifica as características dos departamentos de comunicação e explora as semelhanças e diferenças em toda a América Latina.
Os resultados serão relevantes para todo o setor, pois oferecerão comparações por país e entre diferentes tipos de organizações. O estudo é liderado pelos Drs. Alejandro Álvarez-Nobell, da Universidade de Málaga (Espanha), e Juan Carlos Molleda, da Universidade de Oregon (EUA). Profissionais de comunicação que trabalham em organizações, consultorias e freelancers em toda a América Latina podem participar do LCM acessando o link.
A quarta edição do LCM (2020-2021) teve uma participação recorde com respostas de profissionais de comunicação de 20 países da América Latina fornecendo conhecimento detalhado para 12 mercados-chave. A maioria dos respondentes (68,5%) era da América do Sul, seguida da América Central (22,6%) e América do Norte (22,6%). Houve predominância feminina, com 67,2% de participantes mulheres.
O Latin American Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), tem o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) e o Instituto de Relações Públicas (IPR) como parceiros estratégicos e o patrocínio acadêmico da Universidade de Oregon (EUA) e o Campus Criativo da Universidad Latina de Costa Rica. Além da Aberje, no Brasil o estudo conta com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM).
Para participar ou obter mais detalhes da pesquisa, acesse o site, ou entre em contato com a Dra. Patrícia Milano Pérsigo (patricia.persigo@ufsm.br), representante nacional do LCM.
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