Estudo de Ecoeficiência confirma benefícios ambientais do Sistema Campo Limpo
A mais recente edição do Estudo de Ecoeficiência do Sistema Campo Limpo – desenvolvido pela inpEV, instituição associada da Aberje – indica que, de 2002, ano de início de suas atividades, até dezembro de 2019, o programa permitiu uma economia de 33 bilhões de megajoules de energia, o suficiente para abastecer 4,7 milhões de residências durante um ano.
Realizado pela Fundação Espaço ECO, o estudo mostra ainda que a existência do Sistema evitou a emissão de 752 mil toneladas de gás carbônico equivalente. Isso equivale às emissões geradas por um caminhão que fizesse 14 mil viagens ao redor do mundo. Para capturar essa emissão se elas tivessem acontecido, seria necessário plantar mais de 5 milhões de árvores.
Uma das principais explicações para esses ganhos ambientais é a concretização do conceito de economia circular, que resulta na ampliação da vida útil dos materiais por meio da reciclagem. “Cerca de 95% das embalagens de defensivos agrícolas destinadas pelo Sistema são recicladas. Assim, voltam a ser usadas como matéria-prima e permitem a redução da extração de recursos naturais”, explica Maria Helena Zucchi Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa