Escola Aberje lança Programa Avançado em Gestão da Reputação
A Escola Aberje de Comunicação lança mais uma edição do curso online Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar. Com carga horária total de 48 horas, o curso pode ser adquirido completo ou por aulas específicas, que ocorrem sempre das 9h às 12h. O curso tem início em 24 de abril de 2024.
O programa – coordenado pelo professor Carlos Parente, que possui sólida experiência em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais – é destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, que é um ativo intangível fundamental nos tempos atuais.
Embora não seja um documento formal ou uma norma, a LSO é um elemento básico no relacionamento de uma organização com seus stakeholders, pois pressupõe um “contrato tácito”, uma percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.
As aulas serão ministradas pelos seguintes profissionais, instrutores da Escola Aberje: Tatiana Maia Lins, consultora e autora do livro “Reputação e Valor Compartilhado: conversas com CEOs das empresas líderes em ESG” (Editora Aberje, 2022); Carlos Parente, diretor da Midfield Consulting e professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial; Roberta Lippi, jornalista com pós-graduação em gestão empresarial pelo Insper e especialização em comunicação internacional pela Universidade de Syracuse/Aberje; Sonia Consiglio Favaretto, jornalista e radialista que atua com Sustentabilidade, Investimento Social e Comunicação há mais de vinte anos; Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil; Lilian Gaino Dorighello, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações publicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP) e pelo MBA Aberje-Eseg; Luiz Chinan, especialista em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI); Viviane Mansi, mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV); Junia Nogueira de Sa, jornalista com especialização em Marketing Institucional e Gestão de Negócios; Renard Aron, diretor sênior de relações governamentais do grupo Johnson & Johnson; Paulo Nassar, professor titular da ECA – Universidade de São Paulo e Malu Weber, jornalista, executiva de Comunicação Empresarial e professora do módulo Gestão de Reputação, no Master de Comunicação Corporativa Transmídia na ESPM.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”