Empreendimentos da Rede Marista realizaram diferentes iniciativas durante pandemia

Com o propósito de cuidar da vida em todas as suas dimensões, a Rede Marista – associada da Aberje – segue trabalhando para contribuir positivamente com a sociedade gaúcha. Neste período de pandemia, além da educação outros eixos de atuação também ganham destaque: a saúde, a pesquisa e a solidariedade.
Focados no objetivo de criar soluções para combater a Covid-19, pesquisadores da PUCRS, Instituto do Cérebro do RS e Hospital São Lucas uniram-se em uma força-tarefa multidisciplinar para estudos e pesquisas relacionadas ao coronavírus.

Um dos resultados foi a criação de um exame para diagnosticar a Covid-19 com um custo inferior ao de mercado e entrega de resultados de forma mais ágil. Além disso, foram produzidos mais de 2 mil equipamentos de proteção individual destinados para profissionais da saúde. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) abriu seus laboratórios para auxiliar na prototipagem de novas soluções no combate ao coronavírus.
Além disso, na área da saúde também destacam-se os mais de 620 atendimentos feitos pelo Hospital São Lucas, bem como o apoio psicológico que a instituição vem oferecendo aos profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia.
Somando-se a isso, as ações solidárias já beneficiaram mais de 4,5 mil pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade com a doação de mais de 3 mil cestas básicas, 1,5 mil kits de higiene, 900 marmitas, 1,2 pães caseiros e centenas de máscaras produzidas pelos educadores e por cooperativas parceiras.
Todas essas ações reforçam a união dos empreendimentos que compõe a Rede Marista em prol do bem comum e da construção de uma sociedade mais justa e humana.
REDE – A Rede Marista é constituída por 19 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar, em média, cerca de 280 mil atendimentos por ano na área da saúde.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados