Eletropaulo otimiza processo de poda de árvores triturando os galhos
15 de junho de 2018
  • English

Quando galhos de árvores estão encostando na rede elétrica e podem ocasionar a interrupção no fornecimento de energia, a Eletropaulo – associada da Aberje – realiza a poda. E, para aperfeiçoar a última etapa desse ciclo, a Eletropaulo investe R$ 9,6 milhões na aquisição de 28 veículos trituradores para reciclar os resíduos de podas de árvores, como galhos e folhas. Treze deles já foram incorporados à frota e outros 15 equipamentos chegarão no segundo semestre.

Acoplado a um caminhão basculante, o triturador tem a finalidade de otimizar o recolhimento dos galhos resultantes das podas, de modo a executar o serviço com maior agilidade. A capacidade de transporte deste veículo equivale a cerca de 27 vezes o número de viagens necessárias utilizando veículos convencionais e sem triturar. Em 2017, por exemplo, o volume total de resíduos de poda chegou a 6.992 toneladas, ou seja, mais ou menos 580 toneladas por mês.

Após a tritura, a Eletropaulo doa o material para parceiros usarem em compostagens, manutenção de parques e áreas verdes ou como reaproveitamento energético. Um deles, por exemplo, é o Zoológico de São Paulo, que recebe, por semana, cerca de 8 m3 deste material, o equivalente ao tamanho de oito caixas d´água de mil litros, para ser incorporado ao processo da Unidade de Produção de Composto Orgânico (UPCO) existente na instituição, e que gera 9,8 toneladas de adubo orgânico por mês.

A destinação final é a Divisão de Produção Rural, uma fazenda que o Zoo mantém em Araçoiaba da Serra (SP), que produz hortaliças e forrageiras entre outros alimentos para os animais.  O adubo gerado também é usado no paisagismo.  Outra parte do material triturado é utilizado como substrato dos recintos abertos no Setor de Répteis, tais como jabutis, tartarugas e jacarés. “Percebemos uma oportunidade para reaproveitamento dos galhos das árvores que podamos. Isso, além de trazer benefício ambiental, também garante que o ciclo das nossas podas seja feito da maneira mais correta possível”, diz Leandro Dias, gerente da Eletropaulo.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.