Edenred Brasil aposta em canais interativos e linguagem inclusiva na comunicação interna e alcança 92% de satisfação dos colaboradores
Grupo também aumentou em mais de sete pontos seu NPS e pela primeira vez chegou à Zona de Qualidade do índice no Brasil
A Edenred Brasil, líder mundial em soluções transacionais para empresas e detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay, comemora, pelo terceiro ano consecutivo, o aumento no índice de satisfação dos colaboradores com a comunicação interna corporativa. Em 2021, 92% dos funcionários revelaram estar “Satisfeitos” ou “Muito Satisfeitos” com as ações de comunicação realizadas pelo Grupo, um crescimento de 2.5% em comparação ao índice de 2020, quando as mesmas respostas foram dadas por 89.5% dos participantes.
“No mercado, as empresas costumam ter como meta um índice de 75% de satisfação. Observar que estamos muito acima disso só reforça que temos tomado as melhores decisões para manter nosso público interno informado e engajado nas ações da empresa”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente Executivo da Edenred Brasil.
Outro resultado positivo obtido pelo Grupo em 2021 foi a pontuação alcançada no Net Promoter Score (NPS), metodologia que permite às empresas mensurar o grau de satisfação e lealdade do seu capital humano. Pela primeira vez, a Edenred chegou à Zona de Qualidade, considerada pelo mercado acima de 51 pontos, alcançando 57. O aumento foi de 7,6 pontos em relação ao ano passado. “Queremos acompanhar e entender de perto a efetividade da nossa comunicação. Aplicamos o NPS, pois consideramos que o colaborador é tão cliente quanto todos nossos demais stakeholders”, afirma Aguirre. Desde 2019 quando a empresa passou a aplicar a metodologia, o crescimento foi de 13 pontos.
De acordo com os indicativos da pesquisa, 91% dos colaboradores consideram as informações divulgadas pela Edenred ótimas ou boas, e a mesma porcentagem avalia positivamente a linguagem usada na comunicação. Já 88% consideram ótimos ou bons os canais escolhidos pela empresa e 86% estão satisfeitos com a frequência da comunicação.
Mudanças e desempenho dos canais
Em 2021, após avaliar a efetividade de suas ferramentas de comunicação diante das mudanças realizadas na empresa durante a pandemia (entre as principais, a adoção do modelo híbrido de trabalho), a Edenred Brasil realizou alguns ajustes em sua estratégia.
Durante a pandemia, a TV Corporativa, por exemplo, foi descontinuada, pois a área de comunicação avaliou a diminuição de sua eficácia no trabalho híbrido, além de não ser acessível para colaboradores cegos ou com baixa visão. Também deixou de existir o Allert, pop up, para que os colaboradores focassem nos canais prioritários de comunicação – newsletter semanal, plataforma global de comunicação e Instagram @NossaEdenred. “Ainda, alinhamos prazos e modelos de briefing para as áreas-clientes. Muitas vezes, recebíamos demandas em um prazo muito apertado ou com informações despadronizadas, prejudicando o processo e, em alguns momentos, a entrega do cliente final”, conta o Vice-Presidente Executivo.
Já os e-mails do dia a dia deixaram de ter um layout complexo e o foco passou a ser no texto, para que pessoas com deficiência visual também pudessem consumir as informações. “Entendemos que além da estética, precisávamos nos preocupar com a informação e a acessibilidade”, comenta Aguirre. Também em relação aos e-mails, houve uma diminuição de 75% na troca de mensagens. A newsletter semanal Edenred em 1 Minuto, criada em 2018, que concentra as novidades da semana em um único canal, de forma resumida e com a opção de “leia mais” em cada conteúdo, contribuiu muito para este resultado. O boletim teve 52 edições ao longo do ano, com mais de 300 conteúdos divulgados, e alcançou 89% de satisfação entre os colaboradores.
A RED é a plataforma global de comunicação da Edenred com inovações que vão além das encontradas nas intranets convencionais, pois permite mais interação, conta com gamificação e usa uma linguagem humanizada, simples e divertida, que respeita a forma como os próprios colaboradores querem consumir conteúdos e interagir com a empresa. A plataforma recebeu 82% de aprovação e 90% dos colaboradores estão no canal, que também está disponível na versão mobile para os sistemas iOS e Android. “A interação na RED é muito grande e positiva. Foram mais de 400 conteúdos internos produzidos, cerca de 18 mil curtidas e 15 mil comentários nos conteúdos internos, além de mais de 300 conteúdos sugeridos pelos colaboradores”, revela o executivo.
O perfil no Instagram @NossaEdenred, fechado para o público interno, canal de comunicação criado durante a pandemia, alcançou 1.152 seguidores, 52% da base da empresa, e o nível de satisfação dos funcionários chegou a 80%. Em 2021, mais de 500 conteúdos foram criados, entre posts no feed e nos stories, que obtiveram mais de 100 mil visualizações e 19 mil curtidas e comentários.
Comunicação neutra e inclusiva
Outra iniciativa que marcou o ano da comunicação interna da Edenred Brasil foram as ações inclusivas em seus canais com colaboradores. Todos os comunicados internos via e-mail, Instagram, rede social corporativa e demais plataformas do Grupo e de suas marcas passaram a contar com a hashtag #PraTodoMundoVer, que traz a descrição das imagens da comunicação para deficientes visuais. “Esta iniciativa foi criada para que os softwares utilizados por pessoas com deficiência visual consigam absorver os conteúdos presentes nas comunicações e até nas fotos e ilustrações. Além disso, optamos pela adoção de uma linguagem mais neutra, sem gênero, substituindo expressões como ‘Fique Ligado’, que é masculina, por ‘Se liga’, uma expressão neutra”, detalha Alaor Aguirre.
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