Dow reforça compromisso de combate ao racismo estrutural com adesão ao MOVER
Reforçando sua atuação como uma empresa comprometida com o combate ao racismo sistêmico e com a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, a Dow é a nova associada do MOVER – Movimento pela Equidade Racial, que conta com a participação de 48 grandes empresas. Com foco em empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial, o Movimento tem como metas gerar 10 mil posições de liderança para pessoas negras e oportunidades para 3 milhões de pessoas até 2030.
“A adesão ao MOVER é mais um passo da nossa estratégia de construir um local de trabalho mais inclusivo e representativo da nossa sociedade. Ao somar forças com outras empresas e compartilhar das experiências desenvolvidas pelo Movimento, conseguiremos não só agregar às iniciativas que estão em andamento na Dow como contribuir para uma transformação mais ampla unindo esforços com organizações que compartilham do mesmo propósito”, explica Tiago Betti, líder de Inclusão, Diversidade & Equidade para a Dow na América Latina.
Com um histórico de mais de 30 anos de ações pioneiras em ID&E (Inclusão, Diversidade e Equidade), a Dow avançou ainda mais em seus esforços de enfrentamento ao racismo estrutural ao assumir, em 2020, o compromisso Dow ACTs, baseado em três grandes pilares: Advocacy (Advogar), Community (Comunidade) e Talents (Talentos). A partir dele, a companhia vem promovendo impactos positivos para a inclusão racial dentro da empresa e nas localidades onde está presente.
Algumas das iniciativas que já vêm sendo realizadas pela Dow no Brasil – em alinhamento ao compromisso global Dow ACTs – são:
– “Potências Negras”, programa de trainee voltado exclusivamente para talentos negros – no qual a segunda edição teve um crescimento de quase 90% no número vagas oferecidas em relação à primeira.
– Investimento de mais de 600 mil reais nos programas Dow CRIE e Dow Ilimite-se, que oferecem bolsas de estudos para o desenvolvimento científico e profissional de 30 alunos negros e/ou vindos de escola pública e que cursam graduação na USP e Unicamp;
– Mais de 20% dos funcionários pretos e pardos participaram de programas de desenvolvimento para capacitar talentos internos em todos os níveis de carreira; desde estagiários e líderes, até profissionais da área de manufatura.
– Investimento de mais de R$ 2 milhões de reais em projetos sociais nas comunidades do entorno de suas fábricas que promovem a inclusão e empregabilidade da população negra por meio da educação, incentivo ao empreendedorismo e economia solidária.
Dando seguimento a essa jornada, a adesão ao MOVER representa um compromisso público da Dow como agente de transformação para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor. O Movimento conta com a participação ativa dos CEOs das empresas participantes na tomada de decisão e visa acelerar os processos de transformação existentes nas companhias integrantes.
A soma de novas empresas aumenta o potencial de transformação da sociedade. “Junto ao MOVER, temos possibilidade de multiplicar os resultados positivos na atração e capacitação de talentos negros, construindo um ambiente fértil para o surgimento de novas lideranças. Esse esforço conjunto entre grandes empresas traduz muito bem o nosso “#SeekTogether” – princípio que temos aqui na Dow de que, para impulsionar a transformação, é necessário trabalhar em colaboração.”, reforça Tiago.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados