Dow prorroga inscrições para programa de estágio focado em inclusão e diversidade
A Dow estendeu o prazo das inscrições para a nova edição do seu programa de estágio “Jump to the Future: sua carreira entrando em campo”. Agora, os candidatos têm até o dia 25 de outubro para se candidatarem às 37 vagas abertas para atuar nas unidades da Dow em São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Jacareí (SP), Santos Dumont (MG) e Breu Branco (PA).
A multinacional continua com o objetivo de ampliar a representatividade em sua equipe, por isso, o programa traz como novidade para esta edição vagas exclusivas para candidatos PcDs, assim como reforça a intenção de atrair mais inscrições de talentos negros, mulheres e LGBTQIA+. Ações afirmativas nos programas de seleção da Dow são de longa data e ganharam ainda mais força a partir do Dow ACTs, compromisso de combate ao racismo estrutural assumido pela Dow em 2020 para acelerar a equidade racial na sociedade e dentro da empresa. Os esforços vêm trazendo resultados e, na seleção realizada em agosto de 2021, 79% dos candidatos finais selecionados se autodeclararam como pretos ou pardos.
Com isso, o “Jump to the Future” se consolida como uma jornada pela pluralidade. “Queremos formar um time de talentos cada vez mais diversos e atrair candidatos que respeitem e valorizem o ambiente de diversidade que estamos construindo na Dow. Pessoas com diferentes trajetórias de vida trazem riquezas de ideias e novas perspectivas. É isso o que precisamos para continuar trilhando um caminho de inovação na indústria.”, explica Adriana Amélio, gerente de Recrutamento e Seleção e Gestão de Talentos da América Latina.
A executiva de Recursos Humanos ressalta que as vagas exclusivas para pessoas com deficiência são um recurso a mais no caminho da representatividade, mas esclarece que esses candidatos podem e devem se candidatar a todas as vagas abertas na companhia. “Buscamos candidatos que encarem desafios com atitude positiva, que saibam trabalhar em equipe e que queiram colocar em prática o conteúdo aprendido no curso dentro das nossas fábricas e laboratórios”, afirma.
Selecionada na última edição do “Jump to the Future”, a jovem Yasmin Araújo iniciou recentemente seu estágio na Dow na área de logística e está animada para viver essa experiência. “Entrar na Dow foi uma experiência incrível. Desde o início do processo seletivo até o onboarding de boas-vindas, a empresa reflete sua identidade, demonstrando a preocupação com inclusão, diversidade e fazendo com que o candidato se sinta bem-vindo, ouvido e acolhido. É um sonho estar em um programa que visa o desenvolvimento profissional de forma tão íntegra e responsável. Me sinto realizada!”, declara.
Quem pode se inscrever?
Podem participar do processo seletivo “Jump to the Future 2023” estudantes do ensino superior que irão se formar entre junho e dezembro de 2024. Para estimular candidaturas mais plurais, a Dow não exige o domínio do inglês, experiências profissionais anteriores e cursos acadêmicos específicos para a maioria das vagas.
Além da oportunidade de trabalhar em uma multinacional, os candidatos que forem selecionados para as vagas de estágio irão passar por um robusto programa de desenvolvimento pessoal e profissional, com duração mínima de um ano. Os aprovados que apresentarem conhecimento inferior ao básico em inglês ou espanhol receberão ainda um subsídio para custear o curso de um desses idiomas, a depender da vaga a ser ocupada. “A Dow valoriza a construção de um plano de carreira também para os estagiários. Os “jumpers” terão acesso à mentoria e workshops focados em autoconhecimento e desenvolvimento de skills durante todo o primeiro ano de estágio. Eles também terão a oportunidade de participar de projetos de inovação para potencializar suas habilidades”, destaca Adriana Amélio.
Os candidatos selecionados receberão um pacote de benefícios composto por
· Bolsa-auxílio alinhada às melhores práticas do mercado;
· Plano médico;
· Plano odontológico;
· Cartão-farmácia;
· Gympass;
· Folga no dia do seu aniversário;
· Vale-refeição/restaurante no local de trabalho (a depender da localidade);
· Seguro de vida;
· Programa de desenvolvimento pessoal e profissional;
· Programa de mentoria;
· Be Ready Dow – curso de inglês ou espanhol para estagiários que estão nos níveis iniciante e básico;
· Auxílio-transporte/fretado/estacionamento (a depender da localidade).
Programa Trampolim: impulsionando candidatos pretos e pardos
Colocado em prática em 2021, o programa de mentoria “Trampolim” – em parceria com a consultoria Eureca – foi desenvolvido com o objetivo de empoderar talentos pretos e pardos durante o período de processo seletivo.
Com um novo formato, a comunidade do Trampolim estará disponível para todas as pessoas pretas e pardas inscritas no Jump to the Future 2023. Esses candidatos irão receber, por e-mail, conteúdos semanais por meio de pílulas de conhecimento, que irão mostrar como diversos temas são abordados pela Dow, por exemplo: diversidade, estratégia ESG, economia circular e relação da Dow com a moda.
Para completar a jornada de aprendizado, a Dow e a Eureca prepararam também um Bootcamp com dois dias de programações dedicadas ao desenvolvimento de soft skills importantes para o mercado de trabalho e como aplicá-las de forma prática, como: produtividade, dicas de organização, escuta ativa e conceitos de comunicação não violenta. Os candidatos também receberão mais detalhes sobre os momentos que estão por vir no processo seletivo.
As inscrições para o “Jump o the Future” devem ser feitas até o dia 25 de outubro no link: https://oportunidades.eureca.me/oportunidade/jumptothefuture-estagio-dow-2023
Confira as áreas e unidades com vagas disponíveis:
São Paulo (SP)
Atendimento ao Cliente, Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Comunicação, Compras e Cadeia de Suprimentos
Breu Branco (PA)
Engenharia e Manufatura e Tecnologia da Informação
Jacareí (SP)
Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade
Jundiaí (SP)
Pesquisa e Desenvolvimento
Santos Dumont (MG)
Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade, Engenharia e Manufatura e Tecnologia da Informação e Cadeia de Suprimentos.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
- Jorge Duarte, professor da Escola Aberje, vence Prêmio Jabuti Acadêmico e participa da Bienal do Livro em São Paulo
- Cristiana Xavier de Brito passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
- Presidentes da ENGIE Brasil e da Academia Brasileira de Letras se encontram em reunião acompanhada pela Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemão