Diversidade é tema de encontro mensal do Comitê Aberje de ESG
Reunião apresentou cases das empresas Solar Coca-Cola e Acciona
O tema da diversidade nas organizações tem sido bastante discutido, pois ajuda a atrair talentos e nos processos de inovação das empresas, mas será que profissionais já compreenderam o que isso significa na prática? A sexta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG, realizada no dia 10 de agosto, tratou desse tema com a participação da gerente de Desenvolvimento Organizacional da Solar Coca-Cola, Sarah de Carvalho Cavalcante, da gerente de Comunicação da Acciona, Stefania Ludescher Souza Ricciulli, e da vice-coordenadora do comitê, Tatiana Maia Lins.
Em sua fala, Sarah de Carvalho Cavalcante compartilhou como a jornada de diversidade na Solar Coca-Cola vem acontecendo desde que foi implantada há um ano e meio. “Temos o desejo de sermos mais rápidos, mas sem atropelar o processo e fazer com que as pessoas entendam que esse é um caminho que precisa ser trilhado com muito respeito, humildade e cuidado, e sabendo que a gente também tropeça no caminho”, disse.
“Quando a gente fala de Diversidade e Inclusão, não tem como não passar pela questão cultural e pela valorização das pessoas. Cultivamos nossas relações com respeito num ambiente colaborativo, seguro e inclusivo. Outro dia me perguntaram por onde começar essa jornada e eu respondi: respeitando”, comentou Sarah.
A empresa conta com vários grupos de afinidade – pessoas com deficiência, LGBT+, raça, gênero, etária, entre outros. Além disso, há um comitê colaborativo composto por pessoas de várias áreas e grupos de trabalho regionais para acelerar práticas e ações locais com diferentes estratégias. “Buscamos protagonizar as pessoas e dar autonomia para não perder oportunidades, pois somos muitos, cerca de 15 mil colaboradores e mais de 50 unidades”, ressaltou.
Stefania Ludescher Souza Ricciulli, da Acciona, companhia que atua na área de infraestrutura e energias renováveis, destacou que a empresa conta com mais de quatro mil profissionais no Brasil e tem a questão ambiental como foco a partir do Plano Diretor de Sustentabilidade.
Entre os projetos de D&I, a Acciona trabalha a equidade de gênero, focando em programas de recrutamento de gênero, um incremento de mulheres em cargos diretivos e pré-diretivos, a partir da realização de mentorias e projetos 50-50. “No ano passado, lançamos um comitê de diversidade da empresa para formalizarmos as ações aqui no país e, em seguida, implantamos a política de parentalidade, um marco bem importante de como a empresa atua em relação às mulheres e mães”, contou Stefania.
“Quando começamos a implantar o ‘Mulheres na Construção’ que é o nosso principal projeto de equidade de gênero, houve muito ruído, por isso fazemos um trabalho de letramento, de conscientização é muito forte e não pode parar”, revelou a executiva. “Queremos transformar o segmento, então temos trabalhado de diversas formas, com campanhas de comunicação e campanhas com a equipe de compliance, para que o ambiente fosse saudável para todos”, complementou.
Comitês Aberje
Os comitês de estudos temáticos da Aberje constituem-se de um grupo fixo anual de profissionais nomeados por organizações integrantes da base associativa da Aberje, que se reúnem com regularidade e calendário predeterminado para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse.
A proposta é contribuir para a ampliação do conhecimento, num processo de elaboração interna dos contextos, dos conceitos e das experiências por meio de uma construção colaborativa. Com isso, o comitê faz análise crítica e produção criativa sobre o tema escolhido, debate sobre o que há de mais avançado na área e estimula a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores.
Todo início de ano, a Aberje abre as inscrições para os profissionais de comunicação que queiram participar como coordenadores e vice-coordenadores. Basta ficar atento ao período de inscrições para se candidatar.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais