Diretor da Aberje fala sobre tendências de Comunicação para Câmara de Comércio Sueca
Evento promovido pela instituição contou com palestra de Hamilton dos Santos
O diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos, participou do evento online “Tendências na Comunicação 2021”, promovido pela Câmara de Comércio Sueca no Brasil, no dia 16 de setembro. No encontro, Hamilton apresentou a associação e falou sobre as tendências na área de comunicação neste ano de 2021.
Na ocasião, Hamilton compartilhou uma pesquisa realizada pela Aberje no final de 2020 junto a 204 empresas associadas, representantes de 37 diferentes setores da economia, que mostra que 53% das áreas de Comunicação fazem parte do board de comunicação. “Isso aponta uma tendência muito importante. A área de Comunicação cada vez mais deixa de ser uma área de apoio para estar no centro de decisão”, afirma.
Outra tendência identificada pelo levantamento é que os orçamentos das áreas de comunicação cresçam. “Nesse universo de 204 empresas a média do budget de comunicação gira em torno de R$ 3,6 milhões por ano, isso não envolve marketing e não envolve a folha de pagamentos”, explicou Hamilton.
Em termos de estratégia de comunicação mais valiosa para a organização no futuro, 46% entende que é a mídia compartilhada – mídia social, influenciadores online e 39% acredita ser mídia própria – conteúdo original distribuído pelos canais da organização. “O portal corporativo ainda é muito importante, mas cada vez mais os canais de mídias sociais ocupam espaço na vida do comunicador”, reforçou o executivo.As três questões estratégicas mais importantes para este ano: 59% dos ouvintes achava que estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio é um dos maiores desafios do comunicador; para 46% era interagir com as novas audiências e os novos protagonistas e responder às suas necessidades de comunicação; e para 45%, lidar com a evolução digital e redes sociais.
Quanto aos três maiores impactos para a área em 2021: o aumento da interação e do impacto via comunicação digital (71%); questões relacionadas à diversidade (43%) e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (36%). “A legislação no Brasil é sempre uma questão preocupante”, concluiu Hamilton.
Quando perguntados se no planejamento futuro existe a preocupação de falar sobre questões sociais, a grande maioria não só já comunica como já tem domínio nessa comunicação. Quanto aos temas a serem abordados, os principais são questões ligadas à defesa do meio ambiente, incentivo à educação, igualdade de gêneros e combate à desigualdade social.
“Estamos diante de quatro grandes tendências: a proximidade do comunicador no board; influenciadores internos e externos; conteúdos que falem com seus diversos públicos; e a quebra de fronteiras entre marketing e comunicação corporativa”, resume Hamilton.
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