Dia das Mães: Bayer atualiza política para colaboradoras gestantes

Ser uma executiva em uma grande empresa e ainda ser desafiada constantemente pela criação de filhos, nunca será uma tarefa fácil. Porém, para que as mulheres conquistem ainda mais os cargos de liderança dentro das companhias e possam exercer plenamente os seus talentos, é necessário que as empresas ofereceram benefícios e criem políticas que realmente equiparem suas rotinas com a de pessoas que não possuem filhos.
A multinacional alemã Bayer, associada da Aberje, atualizou neste ano o programa Bem-Nascer, que garante uma maior flexibilização nas relações de trabalho, dando condições para que as mulheres conciliem a maternidade e a carreira. Agora, as funcionárias da companhia não precisam ir até o escritório todos os dias a partir da 34ª semana de gestação, elas poderão realizar o seu trabalho remotamente.
Para Paula Silveira, da área de comunicação da Bayer, o Bem-Nascer contribuiu muito para sua autoconfiança após o parto. “No sétimo mês de gravidez, utilizei o canal de atendimento 24 horas para tirar dúvidas sobre amamentação e puerpério. Foi maravilhoso contar com esse apoio da empresa que trabalho”, disse.
Conheça todas as possibilidades do programa Bem-Nascer, da Bayer:
Home Office a partir da 34ª semana: a colaboradora gestante deve definir os quatro dias que fará o trabalho remoto.
Prorrogação da licença-maternidade: o período total pode chegar a seis meses de afastamento das atividades profissionais, e não mais os quatro meses. A mudança permite à colaboradora estender os cuidados maternais com seu bebê e o período de aleitamento exclusivamente materno.
Isenção de coparticipação: no período, estas mulheres passam a ter isenção de coparticipação do seguro de saúde para exames e consultas.
Dieta Especial: as colaboradoras gestantes alocadas nos sites Socorro ou Cancioneiro recebem dieta especial desenvolvida pela nutricionista que atende na Saúde Ocupacional.
Licença Amamentação: permite que até que a criança complete seis meses de vida, a colaboradora poderá utilizar uma hora da jornada diária de trabalho para amamentar, podendo dividi-la.
Espaço Cantinho da Mamãe: no site Socorro (SP), as colaboradoras podem contar com um local adequado e preparado especialmente para a ordenha e armazenamento do leite materno.
Conte Comigo: o programa oferece atendimento telefônico confidencial de profissionais que podem ajudar à colaboradora gestante ou à esposa do colaborador. Afinal, dúvidas e momentos difíceis poderão surgir antes e após o nascimento do bebê. As questões tratadas podem ser de ordem emocional, jurídica, financeira ou social.
Estacionamento: a partir do 7º mês de gravidez, as colaboradoras gestantes cadastradas no programa que apresentarem restrições para caminhar (documentadas em relatório obstétrico, ou a critério do médico da Saúde Ocupacional), poderão utilizar uma vaga interna no estacionamento do site Socorro.
Destaques
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Janaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVania Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?