Debate em SP analisa o migué no mercado de trabalho e o impacto na comunicação das organizações no dia 7
A Aberje e a consultoria Santo Caos promovem o debate “Migué no mercado de trabalho: o papel da comunicação para aumentar o engajamento e diminuir faltas e atrasos nas empresas”. No encontro, serão apresentados os resultados do estudo “Migué: desengajamento e comunicação no trabalho”, realizado em parceria pela Santo Caos e Pimientos. Acontece dia 7 de junho, das 9h às 12h, na sede da Aberje em São Paulo.
A apresentação de resultados será feita por Guilherme Françolin, Sócio-Diretor da consultoria Santo Caos, e por Gabriel Galvão, Sócio-Diretor da Pimientos. Empresas associadas da Aberje também participam da mesa: Aline Tieppo (Sodexo); Juliana Omena Gomes (Magneti Marelli); e Thais Catucci (MetLife).
Entre faltas e atrasos propositais, as empresas brasileiras perdem cerca de nove dias por ano de trabalho por funcionário que dá “migué”. Gíria que, no ambiente profissional, define o ato de burlar as obrigações por um motivo não tradicionalmente justificável, mas geralmente mascarado por um problema “socialmente aceito”. O trabalho analisou o engajamento de todos os funcionários participantes. O resultado é que, em média, um funcionário que dá “migué” é cerca de 10% menos engajado que aquele que não dá “migué”. Ou seja, existe uma relação direta entre a falta de engajamento de um funcionário e sua motivação para dar “migué”. Quanto à comunicação com a empresa, o estudo identificou que uma relação transparente, com canal aberto, é mais descrita por quem não dá “migué” (66%) do que por quem dá o “migué” (45%).
O evento é prioritário para associados da Aberje e para convidados da Santo Caos. Vagas são limitadas à capacidade do auditório. São exigidas inscrições prévias, com confirmação posterior de presença, através do link https://www.aberje.com.br/calendario/migue/.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais