Dashboard com dados sobre Covid-19 da FSB Comunicação completa um ano
Plataforma auxilia na visualização de dados para busca de insights estratégicos
Há pouco mais de um ano, o mundo inteiro e o Brasil estavam em busca de mais informações que pudessem orientar as pessoas sobre como agir diante da pandemia de Covid-19. Na era da informação e das fake news, buscar conteúdo qualificado e de confiança passou a ser ainda mais relevante.
A FSB Comunicação, em parceria com a Knewin, criou um dashboard que monitora principais temas relacionados à pandemia: política, economia, saúde, religião, mundo, medidas de enfrentamento, emprego, marcas e isolamento social. A plataforma também traz gráficos, informações sobre influenciadores com maior engajamento, políticos mais mencionados e as hashtags com maior destaque do dia.
Com formato amigável e navegação simples, o ambiente monitora fluxos e traz insights que podem servir tanto a quem, simplesmente, tem curiosidade para compreender a dinâmica das redes sociais, como para quem precisa de insumos para tomar decisões.
“O nosso dashboard é uma fonte segura do quanto a discussão cresce ou retrai à medida que outros temas entram em destaque. Ele também demonstra quais estados e países estão sendo mais mencionados pelo cidadão, sendo uma pista daquilo que pode virar notícia ou de algo que já ganhou notoriedade por aqui”, explica Marcelo Tokarski, sócio-diretor da FSB Inteligência e da FSB Pesquisa.
Para a imprensa e os profissionais de comunicação, a ferramenta também pode ser uma importante aliada na hora de identificar o posicionamento de uma marca. O dashboard mostra o quanto uma temática é representativa, retratando o posicionamento do internauta sobre o isolamento social e demonstrando, de maneira visual, quais assuntos têm mais aderência e podem ser aproveitados ou evitados.
A sentimentalização das publicações é um dos diferenciais. Proporciona uma visão completa sobre o ”humor” do que é falado nas redes sociais. Por meio da avaliação de expressões dos internautas, são destacadas as principais sensações que predominaram o ambiente avaliado, como medo, indignação, alegria, esperança e tédio. Para jornalistas, a solução contribui na identificação de angústias, necessidades e anseios que o brasileiro demonstra nas redes sociais em relação à pandemia.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais