Cultura 3R é a grande vencedora na categoria internacional
Há muitos laços que conectam os latino-americanos: as línguas de origem latina, a diversidade cultural e social além de uma desigualdade socioeconômica, herança de um passado colonial. Apesar da vulnerabilidade política e econômica da região, há luta, resistência, solidariedade e amor tão bem descritos por autores como o colombiano Gabriel García Márquez, o guatemalteco Miguel Ángel Astúrias (ambos ganhadores do Nobel de Literatura) e o dominicano Juan Bosch em suas obras Cem Anos de Solidão, Homens de Milho e O Ouro e a Paz, respectivamente.
As soluções apresentadas por instituições da Colômbia, Guatemala e República Dominicana, poderiam ser alegorias do realismo mágico de alguns destes autores latinos, porém são iniciativas reais que foram criadas para resolverem de forma simples questões relacionadas ao ensino de ciência nas escolas, comercialização de produtos agroecológicos em território indígena e a conscientização de estudantes sobre gestão de resíduos sólidos.
Na disputa entre República Dominicana, Guatemala e Colômbia, a tecnologia social Escuelas Ambientalmente Sostenibles y Cultura 3R da República Dominicana, foi a grande vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, na categoria Internacional. A Fundação BB é associada da Aberje.
O Instituto Nacional de Bienestar Estudantil (INABIE) criou um programa para conscientização ambiental baseado nos 3R’s – reduzir, reutilizar e reciclar, que consiste na conscientização ambiental dos estudantes que passaram a integrar ações de consumo consciente e de reciclagem de materiais utilizados nas rotinas escolares tal qual as caixas de sucos e leites entregues aos estudantes na merenda.
Para solucionar o problema do lixo gerado, o programa foi estruturado em três eixos: Reduzir: capacitação dos estudantes para serem soldados ambientais por meio de oficinas, seminários e conferências para diminuir a geração de resíduos sólidos. Reutilizar: promoção de ações para explorar a criatividade dos estudantes para encontrar alternativas de uso do material gerado para a manutenção saudável do ambiente; e Reciclar: parte do programa que recupera os resíduos oriundos da alimentação escolar, por meio da lavagem, secagem e separação das caixas que são armazenadas e retiradas pelos fornecedores dos alimentos escolares que reintegra este material na indústria.
Joselyn Gutierrez do Departamento de Cooperação Internacional do INABIE afirma que a premiação é um reconhecimento do trabalho realizado na República Dominicana. “É uma oportunidade de mostrarmos o que estamos fazendo nas escolas. Estamos transformando a vida das crianças, criando novos paradigmas por meio de responsabilidade ecológica e cultural, além de novos precedentes para criarmos uma cultura sustentável para o meio ambiente”.
Na categoria Internacional, as tecnologias sociais Compras Públicas no Território Indígenas Maias-Ch-orti, da Guatemala, e o Programa Ondas Atlântico para Geração Inicial de Vocações Cientificas, da Colômbia, ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.
PREMIO – O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi criado em 2001 e neste ano chegou a sua 10ª edição certificando 118 iniciativas brasileiras e cinco da América Latina. As tecnologias sociais certificadas na categoria internacional foram da República Dominicana (1), Guatemala (2), Colômbia (1) e da Argentina (1). Em 2017, foi criada a categoria internacional e a vencedora daquela edição foi a tecnologia Caminos de La Villa, da Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia, de Buenos Aires.
A 10ª edição o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social teve a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto C&A, Ativos S/A e BB Tecnologia e Serviços, além da cooperação da Unesco no Brasil e apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério da Cidadania, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
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