Correntes do bem da Rede Marista incentivam a doação de sangue e de livros
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Duas correntes do bem foram iniciadas na internet para mostrar como atos de solidariedade podem transformar vidas. Por meio de um vídeo lançado em agosto, a Rede Sanguínea e a Rede do Livro, mantidas pela Rede Marista- associada da Aberje, têm o objetivo de sensibilizar a sociedade para mudar índices preocupantes: a diminuição dos estoques dos hemocentros nos meses mais frios do ano e o baixo índice de leitura no país (1,7 livro per capta por ano, segundo o Ministério da Cultura).
A ideia é motivar doações de sangue (que podem ser feitas em qualquer hospital ou hemocentro) e obras literárias (sejam elas para instituições, bibliotecas ou a uma pessoa específica). O importante é integrar a prática em nossa cultura, deixando de ser algo que ocorre somente quando há campanhas ou casos de urgência. Para isso, basta fazer uma doação e indicar alguém para fazer o mesmo, motivando familiares, amigos, colegas de trabalho e contatos nas redes sociais a continuar a corrente. Foram criadas as hashtags #redesanguínea e #rededolivro para ajudar nessa mobilização.
O projeto foi iniciado internamente pela Rede Marista e mobilizou colaboradores e estudantes. Agora, a instituição abre a ação e convida toda a sociedade a dar continuidade às doações. A Rede Sanguínea e a Rede do Livro já motivaram mais de 400 doações.
Sobre a Rede Marista
A Rede Marista está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, seis cidades da Região Amazônica e em Brasília. Conta com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 11 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. É constituída por 18 colégios, 17 unidades sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro (InsCer), além da atuação missionária e pastoral em diversos municípios.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires