Conheça os integrantes do Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa de 2022
Durante primeiro encontro do Comitê, os participantes tiveram a oportunidade de sugerir temas e assuntos a serem discutidos pelo grupo ao longo do ano
A primeira reunião do Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa, realizada ontem (8 de março), contou com a participação de 45 comunicadores de diversas organizações da rede associativa da Aberje. Ao abrir a reunião, a coordenadora da área, Thalita Dominato, apresentou as regras necessárias para que o grupo siga ao longo do ano. Em seguida, o coordenador do comitê Rodolfo Araújo, vice-presidente da consultoria United Minds da América latina e vice-presidente de Insights na Weber Shandwick Brasil e professor da Escola Aberje de Comunicação, saudou os participantes e iniciou os trabalhos.
Na ocasião, os participantes foram convidados a votar, por meio de um link, para a função de vice-coordenador do comitê. Luiz Eduardo Serafim, diretor de Marca e Comunicação da 3M, foi o eleito. Em seguida, os integrantes do comitê deram sugestões sobre os temas a serem discutidos nas reuniões mensais ao longo do ano.
Rodolfo Araújo frisou que o objetivo maior do comitê será o de pensar a comunicação, e inovação dentro da comunicação, de uma maneira mais ampla. “Esse espaço deve ser necessariamente de provocações, de reflexão, de questionamento e também de criação de valor. É um espaço privilegiado e seguro para compartilharmos trocas ao longo dessas sessões”, disse.
“Acho importante a gente transcender fronteiras, ampliar a nossa perspectiva e aumentar a nossa visão periférica, olhar para variáveis as quais não estamos acostumados a olhar, de uma maneira mais complexa”, acentuou. “A gente precisa aprender a ‘ligar os pontos’ de uma maneira não trivial. Inovação passa muito por isso: olhar para aquilo que normalmente não é contemplado”, complementou.
Cada comitê constitui-se de um grupo fixo de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje e é composto por membros titulares e suplentes. Os integrantes devem se reunir com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. São três Comitês para este ano: Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa; Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG e Comitê Aberje de Comunicação e Gestão de Riscos e Crises.
Integrantes do Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa
A partir de processo de inscrição e seleção realizados no início do ano, fazem parte deste comitê:
Empresas:
- 3M do Brasil: Luiz Eduardo Serafim (Diretor de Marca e Comunicação); Suplente: Lúcia Maria Ziliotti (Gerente de Comunicação Externa)
- Apsen Farmacêutica: Leticia Ribeiro de Sousa (Gerente de Marketing Institucional e Comunicação); Suplente: Mariana Dente (Coordenadora de Comunicação)
- Boehringer Ingelheim: Bruno Figueiredo Zani (Gerente de Comunicação); Suplente: Cintia Rizzo (Gerente de Comunicação)
- BRK Ambiental: Juliana Calsa (Diretora de Comunicação); Suplente: Ana Claudia Gallo (Coordenadora de Comunicação)
- Cargill: Fernanda Galupo Magalhães (Gerente de Comunicação); Suplente: Ana Paula Oliveira (Gerente de Comunicação)
- Deloitte: Evelyn Carvalho Teixeira (Gerente de Comunicação de Pesquisas); Suplente: Marta Daré (Gerente de Comunicação)
- Eletrobras: Renata Petrocelli Bezerra Paes (Superintendente de Comunicação); Suplente: Gabriela Silva Santos (Gerente de Comunicação e Relações Institucionais)
- Eletronorte: Michele Silveira (Superintendente de Comunicação); Suplente: Samuel dos Santos Pereira Junior (Gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação)
- Empresas Randon: Veridiana Sonego (Diretora de Planejamento Estratégico e Comunicação Corporativa | Diretora na Conexo); Suplente: Ana Paula da Rocha (Coordenadora de Marca e Reputação)
- Ericsson: Luciana Leite (Diretora de Marca e Comunicação Corporativa); Suplente: Marina Lopes (Coord. de Comunicação Estratégica)
- Itaú: Pedro Roberto Ferreira Junior (Gerente de Comunicação e Capacitação); Suplente: Camila Belini Lemos (Coordenadora de Comunicação)
- Janssen: Luciana Sobral Melo Farina (Diretora de Comunicação & Public Affairs); Suplente: Danielle Ogeda (Gerente de Comunicação & Public Affairs – Institucional)
- Klabin S/A: Carime Kanbour (Gerente de Comunicação, Marca e Reputação); Suplente: Fernanda Nicola Zattar (Coordenadora de Comunicação Digital)
- MAG Seguros: Mirella Lavrini (Superintendente de Gestão da Marca); Suplente: Rafael Maia (Especialista de Comunicação)
- Novartis: Cláudia Servulo da Cunha Dias (Corporate Comms & External Engagement Head); Suplente: Cátia Duarte (Communications & Engagement Head)
- Pfizer: Bruna Marreiro (Gerente de Políticas Públicas e Relações Públicas)
- Rede Gazeta: Eduardo Felipe Fachetti Lima (Gerente de Relações Institucionais); Suplente: Camila Uliana Donna (Gerente Geral de Marketing)
- Sanofi: Paulo Justus (Gerente de Comunicação Sanofi Genzyme); Suplente: Debora Bassanezi (Gerente de Comunicação Sanofi CHC)
- Santos Brasil: Béatrice de Toledo Dupuy (Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade); Suplente: Giselle Nunes R. Pisciottano (Coordenadora de Comunicação Corporativa)
- Stellantis: Marcus Brier (Head de Comunicação Corporativa, RP e Filantropia para o Brasil e América do Sul); Suplente: Ellen Dias (Digital Expert da Stellantis South America)
- UHG Brasil: Andrea Sarti Florentino (Gerente de Comunicação Corporativa); Suplente: Renato Fernandes Eusebio (Coordenador de Comunicação Interna – Engajamento)
- Unimed-Rio: Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing); Suplente: Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing)
- Valmet: Pedro Ferraz Paciornik (Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da América do Sul); Suplente: Fernanda Yanaze Maia (Coordenadora de Marketing e Comunicação América do Sul)
Agências e Consultorias de Comunicação:
- Boxnet Serviços de Informações: Luiz Rigo (CSO – Chief Sales Officer); Suplente: Marcelo Molnar (Sócio – Diretor)
- Grupo Trama Reputale: Leila Gasparindo (CEO); Suplente: Sandra Bonani (Diretora de Influência)
- LVBA Comunicação: Gisele Lorenzetti (CEO); Suplente: Juliana Caramelo (Diretora de Operações e Novos Negócios)
- Marqueterie Agência de Comunicação: Maria Beatriz Bolonhez (Partner); Suplente: Teresa Westin (Account Director)
- RPMA Comunicação: Marcio Cavalieri (Sócio-fundador e CO-CEO); Suplente: Adriane Ahlers (Diretora Executiva)
- Santo Caos: Guilherme Françolin (Sócio-Diretor); Suplente: Daniel Santa Cruz (Sócio-Diretor)
- V3COM: Ricardo Voigt (CO-CEO DA V3COM); Suplente: Alexandre Voigt (CO-CEO V3COM)
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa