07 de março de 2022

Comunicação interna da Siemens se reinventa durante pandemia

Pela primeira vez, além de falar de negócios, funcionários Siemens gravaram vídeos para dizer como é trabalhar para a companhia

No Brasil há 155 anos, a Siemens é marca reconhecida e facilmente identificável, mas nem sempre a resposta para a pergunta “o que a Siemens faz” sai facilmente, afinal, são muitas décadas de história e atuação em segmentos diversos. Para facilitar este entendimento, o Departamento de Comunicação criou, em 2018, a campanha Na Ponta da Língua — com uma série de vídeos que promoveu uma revolução na maneira como a empresa se relacionava com seu público interno.

Muito além de ser uma iniciativa para que os colaboradores tivessem conhecimento das mensagens-chave da companhia, o Na Ponta da Língua se reinventou com a chegada da pandemia, o home office e o acesso às informações de maneira praticamente 100% virtual. A comunicação interna, mais do que nunca, se transformou em uma ferramenta poderosa de interação e resiliência em tempos difíceis. “O cenário atual foi especialmente propício para o fortalecimento do relacionamento entre a área de Comunicação e a força de trabalho. Hoje, muitas vezes, o trabalho encontra-se dentro da casa das pessoas, o que acabou por incorporar à pauta temas que antes não eram tratados com tanta frequência. Não apenas o “como”, mas também “o que” comunicamos mudou”, comenta a Head de Comunicação Corporativa da Siemens, Ariane López.

“O objetivo era que todos tivessem acesso aos conteúdos da Siemens, mas sem utilizar um tom professoral ou muito distante da realidade. Para isso, funcionários de escritórios e fábricas foram convidados a gravar as cenas, o que gerou uma verdadeira onda de engajamento, desde a primeira temporada”, diz a especialista de Comunicação Corporativa da Siemens, Ana Ulir, que contou com o suporte das áreas de negócios, marketing estratégico, líderes de fábricas e os próprios funcionários.

Para 2022, pela primeira vez, os colaboradores foram convidados a expandir os temas de negócio e gravaram depoimentos para contar como é trabalhar na Siemens. “Com a pandemia e o trabalho em home office, ressaltou-se a importância das pessoas. Por isso, pela primeira vez, estamos trazendo as pessoas como um desses temas essenciais e dedicamos um vídeo especial para que nossos funcionários nos digam como é trabalhar na Siemens”, complementa Ana.

A partir de hoje, 3 de março de 2022, está no ar a quarta temporada do Na Ponta da Língua, trazendo cinco vídeos com os temas Pessoas, Serviços Digitais Remotos, Saneamento, Manufatura Aditiva e Energy as a Service. A série traz pílulas de cerca de cinco minutos com linguagem informal, abordagem didática e bem-humorada que ficam hospedados aqui. O conteúdo acabou por expandir seus horizontes e hoje é veiculado em canais digitais externos (site, youtube e redes sociais), mostrando que a comunicação transcendeu as catracas da Siemens.

Acompanhe abaixo alguns depoimentos de colaboradores Siemens sobre o Na Ponta da Língua:

 

“O Na Ponta da Língua permite compartilharmos nossas atividades e conhecimento com outros colegas. Trata-se de uma excelente iniciativa para buscar aquilo que já se diz há muito tempo: se a Siemens soubesse tudo que a Siemens sabe…”

José Moreira, Diretor da Siemens Large Drives Applications

 

“Incrível como o Na Ponta Da Língua consegue traduzir assuntos complexos em uma linguagem simples que até a minha avó entende! Sensacional!”

Rafael Dias, Diretor da área de Factory Automation

 

“O Na Ponta da Língua é muito divertido e simplifica temas importantes para a Siemens com vídeos leves que nos prendem”

Evelyn Costa, assistente de Logística

 

“O Na Ponta da Língua é um projeto que traz temas da Siemens de forma didática. Me diverti ao fazer parte das caras, bocas e línguas dessa temporada”

Luciana Ferreira, Trainee

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *