PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de julho de 2025

Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje

Curso gratuito reúne jovens jornalistas em duas semanas de imersão para atualizar, capacitar e formar profissionais
Mario Bucci
Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, em evento da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025 (foto: André Nakasone)
 
  • COMPARTILHAR:

O escritório da Aberje, em São Paulo, recebeu na manhã da última segunda-feira os participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025, curso gratuito e imersivo que capacita jovens jornalistas de todo o Brasil. O encontro contou com a participação de Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que destacou o papel estratégico da comunicação corporativa e a importância de aproximar o jornalismo do mercado da comunicação corporativa. A Aberje é uma das patrocinadoras da Jornada Galápagos.

Ao apresentar a Aberje aos participantes da Jornada, Hamilton lembrou que a associação surgiu em 1967, “praticamente dentro da Pirelli”. A empresa buscava, por meio da associação, identificar soluções para questões de comunicação que enfrentava internamente. “O nome Aberje vem da sigla de ‘Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas”. Hoje, temos clareza de que o nosso campo é muito maior, abrangendo toda a comunicação corporativa”, afirmou. Em sua fala, Hamilton reforçou que esse campo pode e deve ser uma possibilidade profissional legítima para os jornalistas. “A comunicação corporativa lida com valores, reputação, impacto social e construção de narrativas”, disse.

De acordo com Hamilton, atualmente, a Aberje atua em quatro frentes: conteúdo; formação e carreira; reconhecimento; e advocacy. Ela é uma comunidade com mais de mil empresas associadas, responsáveis por 44% do PIB nacional e atuantes em 54 setores da economia, com 3,8 milhões de colaboradores. “Somos uma rede, uma economia e um mercado, com o objetivo de fazer os nossos associados avançarem por meio da comunicação”, destacou. Ele ressaltou a força da arte, do esporte e da cultura como plataformas de comunicação.

Hamilton também trouxe dados do estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial”, realizado pelo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje, com 134 empresas, e observou que, em 60% delas, a área de Comunicação responde diretamente à presidência ou à CEO. “Esse dado mostra o nível estratégico da comunicação. Mas é preciso avançar ainda mais. Em alguns casos, o profissional brasileiro ainda tem uma postura mais executora do que crítica. Precisamos olhar para isso”, continuou.

Em sua análise, reputação é um conceito central nesse cenário. “Ela é uma moeda relacional, uma redução de assimetria entre atores, uma vantagem competitiva. Não é um ativo intangível, é um recurso organizacional que exige gestão sistemática e transversal”, esclareceu Hamilton.

Sobre a Jornada Galápagos

Idealizada para fortalecer o ecossistema jornalístico, a Jornada Galápagos de Jornalismo reúne jornalistas e produtores de conteúdo para duas semanas de formação intensiva, com mais de 80 horas de atividades, entre masterclasses, painéis, entrevistas e um laboratório de criação. A seleção de participantes é orientada por critérios interseccionais, levando em conta fatores como gênero, raça, classe social e região de origem, com o objetivo de garantir diversidade e inclusão. Com início em 2019 e participantes oriundos dos 26 estados brasileiros, a Jornada é inteiramente gratuita e viabilizada por empresas e fundações que reconhecem a importância do jornalismo. A proposta é conectar jovens talentos a plataformas, veículos e organizações dispostas a investir em informação ética, diversa e qualificada.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.