19 de maio de 2021

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari promove evento sobre capital ético com participação da Aberje

Palestra de Hamilton dos Santos foi direcionada a profissionais das áreas de Comunicação, RH, SSMA, líderes e gestores

Palestra de Hamilton dos Santos foi direcionada a profissionais das áreas de Comunicação, RH, SSMA, líderes e gestores 

Hamilton dos Santos e Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com a Aberje, realizou, no dia 19 de maio, palestra com o diretor-geral da associação, Hamilton dos Santos, dando continuidade ao ciclo de palestras para profissionais de RH e das demais áreas de interesse das empresas associadas à instituição.

Com o tema “Comunicação e o Capital Ético”, Hamilton provocou uma reflexão sobre capital ético, seu conceito, relevância e relação com a comunicação empresarial, considerando que as novas exigências de mercado sugerem uma atuação cada vez mais responsável das organizações empresariais, em consonância com as pautas ESG (Ambiental, Social e de Governança), que se destacam cada vez mais como orientadoras das narrativas empresariais e organizacionais.

Em sua apresentação, Hamilton destaca que a comunicação está se tornando um vetor fundamental para o bom desempenho dos negócios. “É preciso lembrar que a comunicação empresarial sempre foi trabalhada a partir de uma esfera centralizada na empresa, com especialistas de comunicação. Há muito tempo a comunicação deixou de ser uma ferramenta para ser uma competência que está e deve estar diluída entre todos da organização”, afirma.

Ao definir ESG, o executivo da Aberje ressaltou a releitura que algumas pessoas vêm fazendo em relação ao seu significado. “O ESG não é uma atualização, releitura ou substituição da Sustentabilidade; de acordo com o relatório da OCDE, é uma parametrização para que as ações sustentáveis tornem-se mais atraentes  para o mercado financeiro e de capitais”, salientou Hamilton. “O ESG não substitui a noção de sustentabilidade, não é uma novidade, não deve ser encarado como um modismo, nem é um produto. O ESG é um processo e já existem indicadores estruturados para mensurar esses critérios. E é por meio da comunicação que o ESG está ocupando a agenda das empresas”, complementou.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *