Comitê de Fomento Industrial de Camaçari promove evento sobre capital ético com participação da Aberje
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/61340/Hamilton-e-Erico-470x300.png)
Palestra de Hamilton dos Santos foi direcionada a profissionais das áreas de Comunicação, RH, SSMA, líderes e gestores
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Hamilton-e-Erico.png)
O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com a Aberje, realizou, no dia 19 de maio, palestra com o diretor-geral da associação, Hamilton dos Santos, dando continuidade ao ciclo de palestras para profissionais de RH e das demais áreas de interesse das empresas associadas à instituição.
Com o tema “Comunicação e o Capital Ético”, Hamilton provocou uma reflexão sobre capital ético, seu conceito, relevância e relação com a comunicação empresarial, considerando que as novas exigências de mercado sugerem uma atuação cada vez mais responsável das organizações empresariais, em consonância com as pautas ESG (Ambiental, Social e de Governança), que se destacam cada vez mais como orientadoras das narrativas empresariais e organizacionais.
Em sua apresentação, Hamilton destaca que a comunicação está se tornando um vetor fundamental para o bom desempenho dos negócios. “É preciso lembrar que a comunicação empresarial sempre foi trabalhada a partir de uma esfera centralizada na empresa, com especialistas de comunicação. Há muito tempo a comunicação deixou de ser uma ferramenta para ser uma competência que está e deve estar diluída entre todos da organização”, afirma.
Ao definir ESG, o executivo da Aberje ressaltou a releitura que algumas pessoas vêm fazendo em relação ao seu significado. “O ESG não é uma atualização, releitura ou substituição da Sustentabilidade; de acordo com o relatório da OCDE, é uma parametrização para que as ações sustentáveis tornem-se mais atraentes para o mercado financeiro e de capitais”, salientou Hamilton. “O ESG não substitui a noção de sustentabilidade, não é uma novidade, não deve ser encarado como um modismo, nem é um produto. O ESG é um processo e já existem indicadores estruturados para mensurar esses critérios. E é por meio da comunicação que o ESG está ocupando a agenda das empresas”, complementou.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires