PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de junho de 2023

Web Summit Rio: IA em todo lugar, ao mesmo tempo

Marina Ishikawa
 
  • COMPARTILHAR:

No último mês, vi o Rio de Janeiro se transformar no centro da inovação na América Latina, com a chegada do Web Summit, considerado o maior evento global de inovação com foco em tecnologia. Essa foi a primeira vez que uma cidade da região foi escolhida para sediar o evento, que teve suas últimas edições em Lisboa. Mas, a escolha para 2023, não é por acaso! O Brasil tem se destacado como uma potência em inovação e tecnologia, sendo um dos maiores mercados em ascensão em desenvolvimento tecnológico e isso se confirmou ao longo do evento, segundo dados oficiais da organização, mais de 21 mil pessoas passaram pelo centro de convenções do RioCentro.

O evento começa antes mesmo do primeiro dia, já com o desafio de escolher quais trilhas de conteúdo acompanhar com dezenas de palestras divididas em 4 dias. Foi necessário traçar uma estratégia para fugir do conhecido FOMO (sigla em inglês de Fear of Missing Out, que traduzida para português, seria algo como medo de ficar de fora, de perder algo relevante) e poder ter uma boa experiência de maneira ampla com todo o mix de conteúdos, ativações e networking ao longo dos dias.

Como era esperado, a Inteligência Artificial é o assunto do momento e se fez presente na maioria das discussões entre os investidores e profissionais do setor. É visível que ela veio para ficar, sendo disruptiva e impactante em diversas áreas, além de, impulsionar a automação e digitalização por toda a cadeia produtiva. Por isso, diversos painelistas trouxeram desafios e reflexões acerca dos usos da IA, como questões de segurança e utilização de dados de maneira ética, ou até mesmo, o seu uso massificado e falta de autenticidade nos conteúdos produzidos através da IA generativa. Entre tantos prós e contras, muitos participantes concluíram que ela pode ser uma ferramenta valiosa para aqueles que souberem utilizá-la no seu dia a dia seguindo as regras morais.

Esse ainda é um tema que gera dúvidas e questionamentos, afinal de contas,  se a IA está em constante evolução e ainda mais sofisticada, será cada vez mais difícil diferenciar um conteúdo verdadeiro produzido por uma pessoa, de outro produzido a partir do uso dessas ferramentas. Sendo necessário que o mercado e as organizações busquem um equilíbrio nas questões éticas, para garantir que esses avanços sejam realizados de forma sustentável e consciente.

Ao longo dos dias, foi perceptível que as tecnologias e suas inovações são propulsoras da transformação e complementares para os nossos avanços como sociedade. A conexão e humanização, palavras tão citadas no decorrer dos dias, são elementos essenciais para que a experiência seja completa e, é exatamente aí que o evento se destaca: nas trocas, no fortalecendo as comunidades já existentes e pelos seus famosos side events (encontros que ocorrem fora do circuito do evento, que são super disputados nos bastidores e nos grupos já formados).

Como foi a primeira edição do evento no Brasil, a sensação é que o evento tem tudo para se tornar tão grande quanto a edição de Lisboa. Por aqui, estou ansiosa para conferir o que nos espera na próxima edição, que já tem data marcada para abril de 2024.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marina Ishikawa

Coordenadora de Comunidades e Experiências Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade