Retail Media: poder da influência dentro do varejo

Neste mês, estive em alguns eventos que me trouxeram insights.
Em uma palestra da Insider Intelligence no Maximídia, discutiu-se que até as empresas consideradas super disruptivas estão sendo superadas, porque estamos num cenário multiplataforma que acelera e impulsiona a criação de novos modelos. O marketplace Temu, por exemplo, já tem superado Shein e AliExpress em visitantes únicos, alcançando em março deste ano 70,5 milhões ante 41,1 milhões da Shein. Isso acontece porque o varejo e as marcas em geral estão competindo pelo tempo do seu cliente na mídia, na publicidade e nos ecommerces.
Um dado que chamou minha atenção é que das 10 principais empresas classificadas pelo crescimento da receita de publicidade digital em 2022, 5 eram redes de varejo, como Mercado Livre, por exemplo. Em 2023, a participação do comércio eletrônico no varejo no Brasil será de 10,6%. Esse é aproximadamente o número dos EUA em 2018 a 2019 e semelhante ao número da França ou da Espanha hoje. Há, portanto, um universo de oportunidades para serem desbravadas. De acordo com o Instituto, os marketplaces e o varejo devem crescer como canal de vendas no Brasil. E isso abre oportunidade para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, olhando para este consumidor.
Na TecBan já enxergávamos esta lacuna de oportunidade dentro do varejo desde 2019, quando criamos um veículo de mídia out of home dentro do caixa eletrônico, que está dentro do varejo – o Mídia Banco24Horas. Disputar a atenção do cliente no varejo significa competir não só o espaço no PDV, mas as ativações das marcas, sinalização e etc. Quando damos a oportunidade de gerar conhecimento de marca, informar sobre produto e promoção num momento de grande atenção do consumidor dentro do próprio PDV, criamos uma nova categoria de retail media, que oferece brand safety e comprovação de impacto.
Os dados do Banco24Horas já mostram que mais de 80% do consumidor que saca dinheiro gasta este dinheiro dentro do estabelecimento. Agora, imagina poder influenciar esse consumidor quando ele está lá com o dinheiro na mão. Ainda temos muita oportunidade para desbravar, mas os números mostram que as perspectivas são positivas e que estamos no caminho certo.
Eu, como profissional de comunicação, sou uma entusiasta do Mídia Banco24Horas não só porque é uma frente de negócio da TecBan, mas porque vejo na vida real o enorme potencial de impacto que temos em 153 milhões de brasileiros. Temos um veículo que fala genuinamente com o brasileiro e que se conecta com ele como poucas marcas se conectam. Estamos inseridos na realidade deles e em muitas circunstâncias somos uma marca que está lá quando o brasileiro mais precisa. E isso não é a Patrícia falando. É o que escutamos no social listening e é o depoimento de mais de 90% dos entrevistados pelo Instituto Locomotiva em 2022, que dizem que “o Banco24Horas foi o responsável por ajudá-los em um momento de dificuldade”, o que corresponde a mais de 121 milhões de pessoas.
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