PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
29 de agosto de 2022

PR sério no TikTok

Cláudia Fernandes
  • POR
  • ENG
 
  • COMPARTILHAR:

O TikTok deixou de ser o lugar só dos challenges e se transformou numa rede onde se discute assuntos sérios. Isso mesmo. Na FleishmanHillard, temos tido pedidos de inserção na rede para temas mais conteudistas, como ESG, e, também, para perfis de executivos. Esses clientes certamente já perceberam o crescimento exponencial do TikTok.

De acordo com a plataforma, hoje existem 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, sendo que no Brasil são 4,72 milhões. Somos o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China, de acordo com a Statisa, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores.

A plataforma tem assumido importante papel na comunicação corporativa, ao lado do LinkedIn. Tutoriais, aulas, e conteúdos técnicos são produzidos especialmente para o TikTok, a ponto de a plataforma ter ultrapassado o YouTube em tempo médio gasto por dia. Em média, o brasileiro tem passado 5,4 horas diárias no TikTok! Para alguém que trabalha ou estuda, não sobra muito mais horas no dia. Desta forma, não é surpreendente que 35% dos novos usuários que baixaram o aplicativo do TikTok em seus smartphones estejam assistindo menos tv, segundo dados divulgados pela plataforma.

As mensagens rápidas são adequadas para o nosso dia a dia corrido e a produção de vídeos descontraídos permite a inserção de temas mais sérios tratados de maneira leve, podendo, mesmo assim, manter a sua legitimidade e credibilidade.

Se faz tempo que você não entra na rede, vale a pena dar uma espiada e ver o que está acontecendo por lá. Você vai se surpreender. No passado não muito distante, o TikTok era ambiente quase que exclusivo da Geração Z. Os jovens continuam sendo maioria na plataforma, no entanto, não mais apenas adolescentes. Agora são jovens economicamente ativos, com poder de decisão de compra, formadores de opinião e com idade para decidirem sobre os novos governantes por meio do voto.

O formato que se transformou o TikTok nos abre uma nova janela de oportunidade para trabalharmos com nossos clientes. Um exemplo é que nem sempre os jovens que queremos impactar com ações estão no LinkedIn, mas podem estar ativos no TikTok.

É uma mudança de comportamento dentro das redes. Assim como vivemos a mudança de comportamento de consumo de TV, de aberta para fechada; para consumo de streaming; de rádio para podcast. A comunicação tem mudanças de comportamento ágeis que nos impõem desafios constantes.

Por isso eu te pergunto: Você já pensou em incluir o TikTok nas suas estratégias de comunicação? Se ainda não, talvez esteja perdendo uma grande oportunidade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Cláudia Fernandes

Cláudia Fernandes é diretora-executiva da FleishmanHillard Brasil. Profissional com vivência de 15 anos em redações de jornais impressos, Cláudia Fernandes atua há outros 15 anos em comunicação corporativa. Sua experiência em agências de comunicação envolve atendimentos de clientes das áreas privada e pública, tanto em PR como em Digital e Business Intelligence. Liderou grandes equipes e tem vasta experiência em gestão de crise. Cláudia é formada em Comunicação Social pela PUC-SP.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade