PR não é press release
Acredito que os gestores de comunicação enfrentam desafios semelhantes independente da empresa ou setor da economia que atuam. O que mais me impacta é o famoso “Preciso de um PR”. Faz parte do processo da maioria das empresas as áreas internas quererem divulgar seus produtos, atividades e novidades, trazendo para as equipes de Comunicação assuntos e temas que podem ou não virar pautas para a imprensa.
Falando assim, seria o fluxo perfeito: área interna envia informações com antecedência para o departamento de Comunicação que, por sua vez, cria a estratégia de divulgação mais adequada – ou explica que não é uma pauta atrativa para a imprensa.
Mas antes disso vem o desafio. Ainda é comum que as áreas internas enviem os famigerados e-mails pedindo um “PR sobre o assunto X”.
Claro que não ajuda que as siglas se mesclam e possam se confundir PR em inglês designa Public Relations ou Press Relations e pode significar também Press Release. O problema é que, na maioria das vezes, quando uma área menciona que quer um “PR” normalmente signifca que deseja um press release sobre determinado assunto e não uma estratégia de comunicação.
Isso pode ser apenas porque a área não sabe quais estratégias e ferramentas de comunicação existem no mercado hoje e tampouco entendam que cada vez mais o press release está obsoleto. Ou pode significar que a empresa não esteja entendendo a Comunicação como parte estratégica do negócio.
Para lidar com o primeiro cenário é mais simples: normalmente, uma conversa com pessoas envolvidas sobre o que e como pautar o departamento de Comunicação já resolve. Agora, no segundo caso é um pouco mais complicado.
E o que fazer nesse cenário? Muitas vezes é necessário investir tempo da equipe de Comunicação – e principalmente do gestor – em mostrar e explicar a importância da área e claro, definir o que pode ou não ser feito. Além disso, criar processos e explicar a toda a empresa também auxilia o departamento de Comunicação.
Se isso não funcionar, o terceiro caminho é mostrar resultados concretos. O processo nunca é fácil, mas números demonstram mais que palavras muitas vezes. Então, ter uma estratégia de comunicação sólida e executável pode ser a chave para que a área traga bons resultados que podem impactar os negócios. E daí os números falarão por conta própria.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires