PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de dezembro de 2023

Planejar é melhor que remediar

Juliana Neiva
 
  • COMPARTILHAR:

Um projeto de comunicação que envolve a implementação de um novo canal é sempre desafiador. Seja um site, uma intranet, uma rede social, um disparador de mensagens, uma TV corporativa… Cada um deles têm suas particularidades, mas uma coisa muito importante em comum: a fase de planejamento.

Sabemos que temos metas ousadas e executivos apressadinhos, querendo ver o novo canal no ar e, de preferência, dando resultado em poucas semanas. Mas o que a experiência mostra é que a importância de um trabalho prévio é inegável. E não adianta dizer que sua equipe está implementando um produto de prateleira, que não precisa de grandes etapas de preparação ou que seu time conhece muito bem o público e por isso não requer uma fase de organização detalhada. Você pode até conseguir implementar correndo, mas logo ali na frente, o tropeço vem, ou, no mínimo, perderá a oportunidade de potencializar o uso do canal.

Para quem se comoveu com os meus dois primeiros parágrafos a dúvida agora é: como saber se estou planejando corretamente? Bom, no nosso trabalho de consultoria, minhas equipes seguem a metodologia base: ouvir, analisar, desenhar, modelar, testar. Nesse modelo conseguimos cobrir todos os tipos e tamanhos de projetos, além de modular de acordo com os objetivos de negócios dos nossos clientes. E aqui, vou detalhar um pouco de cada etapa para ajudar você a começar o seu planejamento com o pé direito!

  1. Ouvir

Aqui é onde começa o projeto. Nessa etapa é essencial entender os objetivos pretendidos com o canal, o público a quem se destina, as expectativas de prazos para entrega do projeto, os principais requisitos técnicos e, principalmente, nivelar conhecimento de todos os envolvidos. Existem muitas maneiras de ouvir – desde as inúmeras ferramentas de design thinking até formas mais tradicionais de captura de informações – e é importante entender qual se encaixa melhor na cultura da sua organização, no seu orçamento e no seu tempo.

  1. Analisar

Nesse momento é hora de começar os aprofundamentos. Além de tudo que foi coletado na etapa anterior, existe algum outro material base que possa ser analisado como insumo? Uma pesquisa? Uma referência de mercado? Olhe todo esse material com bastante carinho e destaque os pontos mais relevantes para te ajudar a desenhar uma solução adequada.

  1. Desenhar

Aqui começa a parte mais divertida, na minha opinião. O projeto começa a ganhar vida. Qual vai ser a estrutura do seu canal? Como ele vai estar organizado? Como ele conversa com os demais canais existentes? Pense aqui em linha gráfica, especificação técnica, arquitetura, jornada e KPIs.

  1. Modelar

Nessa etapa vamos dar corpo ao canal. Reflita sobre todos os aspectos – conteúdo, layout, governança, gestão da mudança, continuidade, manutenção – esse é o momento de deixar tudo amarradinho para o lançamento e para a gestão posterior do canal ser a mais suave possível.

  1. Testar

Será que tudo o que foi pensado está fazendo sentido? Use essa etapa para verificar com seu público se o canal está no caminho certo e se está tecnicamente funcionando como deveria. Um grupo de teste bem escolhido é, geralmente, um caminho certeiro para coletar o feedback necessário e fazer aqueles pequenos ajustes finais para deixar seu canal 100%.

Finalizadas essas etapas, seu canal estará pronto para ser implementado – sem estresse, sem surpresas e, principalmente, com objetivos e metas realistas que vão garantir que o sucesso chegue e se mantenha para muito além do dia 1.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Juliana Neiva

Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Hoje atua como Head de Comunicação na Ímpar gerindo uma equipe de quase 50 pessoas na condução de projetos e contas de Comunicação para empresas de diversos segmentos e portes. Passagem por grandes empresas como Accenture, Vale e Computer Sciences Corporation. Vasto conhecimento em Comunicação Interna, Estratégia de Comunicação, Projetos de Comunicação Digital, Gestão da Mudança e Atendimento. Formada em Relações Públicas pela Uerj e Mestrado em Comunicação Corporativa pela Kingston University London.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade