PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de agosto de 2022

Os eventos corporativos na era do distanciamento social

Gustavo Lages
 
  • COMPARTILHAR:

Os eventos sempre foram um elemento estratégico da comunicação da Stellantis. É por meio de um evento que se apresenta ao público os novos veículos, que resultam em média de três anos de trabalho intenso e de muitos milhões de investimento. Um lançamento inspirado é presságio luminoso de um futuro brilhante de público e crítica para o modelo.

O evento é, essencialmente, uma plataforma de comunicação. É por seu intermédio que conseguimos transmitir informações, emoções, conceitos, mensagens-chave e propostas diretamente aos públicos de interesse.  Esta é uma plataforma multimidia, “multipúblico” e que permite infinitas combinações de conteúdos informativos, emocionais e engajadores.

A Stellantis sempre foi muito ativa na realização de eventos. A média é de 150 eventos por ano. Há de todos os tipos. Lançamentos de veículos, reuniões com o presidente para apresentação de resultados e mensagens relevantes que agreguem pertencimento e engajamento, momentos de encontro entre empregados, celebração de tempo de casa e oportunidades para aproximar os familiares da empresa.

Quando a pandemia de Covid-19 impôs o distanciamento social e impediu a reunião de grandes públicos, a área responsável pela realização de eventos precisou reinventar-se. Como manter a qualidade e atratividade dos eventos para um público fisicamente distante e fraccionado? A primeira armadilha a evitar é simplesmente transmitir um evento concebido para ser presencial. Não se trata de gravar com câmera estática uma peça de teatro e imaginar que fará o mesmo sentido que um filme. São linguagens e gramáticas diferentes.

Assim, apostamos que a resposta estava na linguagem televisiva, uma vez que o público aprecia os reality shows, as revistas temáticas, os programas de auditório, os documentários. Buscamos as parcerias adequadas, para incorporar a estética da TV de modo fluido e natural. Reunimos empresas especializadas em transmissão ao vivo, boas equipes de roteirização, diretores, apresentadores e âncoras, a fim de tornar o evento atraente e familiar.

No evento à distância, transmitido online, é preciso ser assertivo para manter a audiência conectada. Em um evento físico, há grande controle sobre as variáveis: os convidados estão no espaço pré-definido, no horário acordado, são entretidos por refeições, cenários, atrações e, finalmente, pelas mensagens-chave transmitidas.

Quando se transporta isto para o universo online, a estratégia é outra. Os convidados precisam ser mobilizados do começo ao fim. Por isto, foi preciso repensar o horário dos eventos para um momento em que o público estivesse disponível para assistir a um evento 100% online. Até mesmo o dia da semana foi repensado. É preciso analisar a malha de acontecimentos paralelos que poderiam roubar a atenção do expectador.

Um ponto que facilitou o processo de adaptação para o ambiente virtual, é que o nosso público de interesse já estava conectado antes mesmo da pandemia, e já havia uma grande tendência para eventos online. Porém, com a pandemia isso se intensificou e a competição pela atenção da audiência ficou muito mais acirrada. As pessoas passaram a ficar conectadas em várias plataformas ao mesmo tempo.

O evento digital nasceu como um paliativo, que revelou seus aspectos positivos, e que será um canal de conexão relevante por muito tempo.  A conectividade possibilita o ganho na agilidade e maior abrangência geográfica, mas cresce também o risco de perda na atenção e dedicação a uma única atividade. O desafio agora é unir a eficiência do digital com a experiência do físico.

O phygital é a tendência e o metaverso vai consolidar este modelo. As pessoas querem estar conectadas no virtual, mas querem sentir as sensações da vida real. Então, unir esses dois mundos é o grande desafio que temos agora: harmonizar conteúdo pré-gravado, intervenções ao vivo e experiências sensoriais. A cada evento que realizamos, procuramos novas respostas. Ainda não sabemos tudo o que queremos, mas já aprendemos muita coisa.

Recentemente, no lançamento do Jeep Gladiator, mostramos um pouco dos bastidores da equipe de produção do evento. Que tal conferir? O making off do evento está disponível, a partir dos 29 minutos, no link: LANÇAMENTO NOVO JEEP GLADIATOR

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gustavo Lages

Gustavo Lages Diniz é gerente de eventos corporativos da Stellantis para o Brasil. Profissional graduado em Turismo, atua no setor de Eventos há mais de 20 anos, sendo especialista no planejamento, monitoramento, produção e gerenciamento de projetos. Com experiência internacional, atuou nos Estados Unidos e na Europa, e no Brasil, passou por empresas como Ouro Minas Palace Hotel e Banco BMG, onde atuou também no setor de Marketing. Está na Stellantis desde 2015, sendo responsável pelos Eventos Corporativos como os lançamentos dos novos modelos do Grupo no Brasil.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade