O que Comunicação tem a ver com Governança? Tudo. Absolutamente tudo.
Se você é comunicador, líder ou agente de governança e ainda não parou para pensar nisso, este é um convite para acompanhar a próxima temporada do Na Ordem do Dia, produzido pela Aberje, com o apoio do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que estreia no dia 02 de outubro.
Nesta temporada, vamos refletir sobre Comunicação na Governança Corporativa, um tema complexo, apresentado em quatro episódios enriquecidos pelo conhecimento e a experiência de oito convidados muito especiais: Cristiana Pereira, Maria Elisa Curcio, Moacir Salztein, Renata Petrocelli, Roberto Faldini, Sonia Consiglio, Valéria Café e eu, Vania Bueno. São conselheiros, comunicadores, especialistas e gestores experientes, que apresentarão ao longo da temporada diferentes perspectivas sobre uma questão comum: existe Governança sem Comunicação?
Como curadora da temporada, tive o privilégio de participar de todo o processo e acompanhar as entrevistas com profissionais admiráveis. Veja a seguir o perfil dos nossos entrevistados e já reserve um tempinho para escutar o que eles têm a dizer sobre esse contexto, seus impactos e consequências para nosso trabalho, nossas organizações e nossa sociedade.
As conversas passam por conceitos, estruturas, protocolos, dilemas e subjetividades que estão presentes nas organizações e nas relações com seu entorno globalizado e hiperconectado. Questões sistêmicas, operacionais, legais e humanas. Riscos, crises e oportunidades presentes na rotina daqueles que operam dos dois lados do “balcão”.
Foram horas de boas conversas, editadas e roteirizadas com maestria pelo craque André Felipe de Medeiros com a locução elegante de Natália Souza.
Fica o convite para seguir e ativar as notificações no Spotify, no mesmo feed do podcast FalAção da Aberje ou seguir nos principais tocadores.
Nosso time de entrevistados:
Cristiana Pereira
Sócia-fundadora da ACE Governance, especializada em governança e mercado de capitais. Membro de Conselho de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria de empresas de capital aberto e fechado, associada voluntária do IBGC, liderando a Comissão de Revisão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa. Foi diretora da B3, liderando as áreas de desenvolvimento de projetos, relações internacionais, integração pós-fusão, regulação de emissores, prospecção de empresas e relacionamento e desenvolvimento de serviços voltados a companhias aberta. É economista pela Unicamp, Mestre em Economia pela FGV/SP e MBA pela Harvard Business School.
Maria Elisa Curcio
Diretora Sênior de Assuntos Regulatórios, Comunicação Externa, Sustentabilidade e Relações Institucionais da LATAM Airlines Brasil. Tem uma sólida vivência em assuntos institucionais e governamentais e importante experiência em agendas de sustentabilidade e responsabilidade social, em diversos segmentos de mercado. Trabalhou em empresas como Whirlpool, Avon, International Paper e Ypê. Formada em Ciências Sociais (USP) e Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie), possui MBA (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie).
Moacir Salztein
Diretor de Governança Corporativa da Natura &Co. Formado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com pós-graduação em administração de empresas e MBA pela FGV-SP. Atuou como diretor de planejamento estratégico da Natura Cosméticos e também em empresas como Monitor Group, Grupo Ultrapar, Dow / Union Carbide, Itaú, Jaakko Poyry e Promon Engenharia. Moacir atua desde 2020 como conselheiro consultivo da Samplemed/Grupo Samplemed.
Renata Petrocelli
Superintendente de Comunicação da Eletrobras. Jornalista e publicitária, com mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordena o Comitê de Comunicação Integrada das Empresas Eletrobras, que congrega todas as subsidiárias do grupo, e representa a empresa na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar do Pacto Global. Membro do Conselho Editorial da revista “Comunicação e Memória”, publicação da Memória da Eletricidade, instituição na qual também atua como conselheira suplente.
Roberto Faldini
Administrador de empresas, conselheiro e cofundador do IBGC. Formado em administração de empresas pela FGV, integrou no início dos anos 2000 o conselho de administração da Sadia, que depois se tornou a BRF, e coordenou programa de formação de acionistas da Fundação Dom Cabral. Integrou mais de 30 conselhos de administração e consultivos de empresas nos mais variados setores. Hoje integra os conselhos da Braskem, Novonor, Irani Papel e Embalagem e Cia.Habitasul. Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e cofundador do IBGC em 1995.
Sonia Consiglio
Especialista em sustentabilidade, conselheira de administração e comunicadora. Em 2016 foi selecionada pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, iniciativa que reconhece profissionais e lideranças empresariais excepcionais na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi presidente do board do Pacto Global da ONU no Brasil. Atuou como diretora da B3 e ocupou a presidência do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) por dez anos. É membro do Conselho Curador da FIA Business School, vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP e membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil e do Conselho Consultivo da Brazil Foundation. Autora do livro “#vivipraver – a história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG” (Heloisa Belluzzo Ed) e professora na Escola Aberje de Comunicação.
Valéria Café
Diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Integrante do Comitê ESG da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Atua com governança corporativa, sustentabilidade, ESG, relações públicas e políticas, comunicação e marketing. Uma das fundadoras do Instituto de Assuntos Governamentais do Brasil (Irelgov), foi conselheira do órgão entre 2014 e 2018. Professora de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Reputação/Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM, com MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC), e mestre em Planejamento Estratégico Internacional pela ESPM.
Vania Bueno
Comunicadora especialista em Comunicação na Governança. Jornalista com Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Case Western Reserve. Consultora com formação na Limberg University and Katholeike University of Leuven e Ashridge Management College, possui certificação em Investigação Apreciativa e Inteligência Emocional pela Weatherhead School of Management. Certificada em Pensamento Sistêmico e Mediação de Conflitos. É voluntária na Comissão de Estudos em Sustentabilidade do IBGC. Sócia-fundadora da Anima Comunicação e Desenvolvimento, empresa que durante 20 anos atuou no mercado de comunicação integrada e nos últimos sete anos presta consultoria em comunicação para o Desenvolvimento Organizacional, com abordagem sistêmica e apreciativa e foco na sustentabilidade. É professora na Escola Aberje de Comunicação.
Serviço:
Podcast – Na Ordem do Dia – 3ª Temporada: “Comunicação na Governança Corporativa”
Disponível: Spotify e demais tocadores
Episódios:
- Ep. 01 – estreia 02/10
- Ep. 02 – 16/10
- Ep. 03 – 30/10
- Ep. 04 – 13/11
Destaques
- 28% das empresas observa transparência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
ARTIGOS E COLUNAS
Lucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação Empresarial