PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de outubro de 2023

O papel da comunicação sobre o 5G na geração de novos negócios

Pedro Cadina
 
  • COMPARTILHAR:

Com o advento da tecnologia 5G no Brasil, aos poucos, um horizonte de oportunidades vai se apresentado às empresas em busca de novos negócios.

De acordo com estudo do Ministério da Economia, a demanda por soluções 5G para as mais diversas áreas da economia tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil.

Porém, além dos benefícios que a implantação da tecnologia de 5ª geração comprovadamente trará para a evolução de todo ecossistema econômico, outro impulsionador que pode ser crucial para potencializar ainda mais tal avanço são as estratégias utilizadas nesse processo de comunicação.

Até porque se no atual cenário as informações já circulam em uma velocidade nunca vista antes, graças sobretudo à Internet e redes sociais, com a expansão do 5G, isso tende a se intensificar.

O que é uma excelente prerrogativa às organizações que souberem surfar nesta onda, por meio tanto do investimento em novas tecnologias como em uma comunicação 360° alinhada a missões, valores e objetivos de negócio.

Atrelado a isso, incluir a comunicação como uma estratégia de gestão, além de saudável às empresas, também segue um movimento de mercado.

Segundo dados da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em 2022, o investimento na área de comunicação organizacional alcançou a marca de R$ 34,4 bilhões. Já para este ano, a estimativa é de um aumento de 3%, atingindo um orçamento de R$ 35,3 bilhões.

E aos que ainda não embarcaram nessa jornada, a dica é começar o mais rápido possível, partindo de um planejamento pautado em objetivos, mensagem-chave e público-alvo bem definidos para cada ação.

No contexto do 5G, alguns caminhos possíveis para alavancar os negócios via ações de comunicação podem incluir, por exemplo:

  • Cases de sucesso que sirvam como benchmarking para outras organizações;
  • Palestras e participação em eventos voltados ao setor;
  • Produção e divulgação de conteúdos e materiais ricos de interesse do público-alvo;
  • Presença na imprensa, por meio de entrevistas e participação em reportagens que ajudem a maximizar a mensagem-chave do seu negócio e a expertise de seus especialistas;
  • Artigos de opinião com análises de temas relevantes para o setor, que podem ser publicados na imprensa e/ou em redes sociais, como o LinkedIn;
  • Vídeos curtos com informações em alta sobre o assunto;
  • Mídia paga para contato direto com seus stakeholders;
  • Estratégia de inbound marketing, que vise manter uma régua de comunicação constante e atualizada com sua base de contatos.

E seja qual for a estratégia (s) de comunicação adotada (s), cabe ressaltar que desafios, soluções e peculiaridades relacionadas à implantação do 5G no País também precisam ser consideradas para, mais do que reforçar e fortalecer a reputação organizacional, impactar o mercado rumo a uma evolução que promete benefícios não só nos quesitos conectividade e infraestrutura, como também grandes avanços sociais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Pedro Cadina

Empresário, jornalista e especialista em comunicação organizacional. Fundador e CEO da VIANEWS, atua há 38 anos como empresário no setor de comunicação e marketing. Durante esse período já fundou e dirigiu agências de propaganda, birôs de design, produtora de conteúdo, jornal e agência de notícias. Fez parte do grupo de liderança global (GLT) da Oriella PR Network e atuou como professor e palestrante de empreendedorismo em comunicação. É formado em jornalismo (PUC/SP), especialista em comunicação organizacional pela ECA/USP e cursou administração e empreendedorismo na FGV/SP. É fundador e foi diretor por oito anos da ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade