PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de abril de 2023

O desafio bom de gerir gente ótima

Juliana Neiva
 
  • COMPARTILHAR:

Quando penso num projeto, sempre avalio o que chamo de “mato alto” ou “mato baixo”. “Mato alto” é quanto tem muito o que ser feito e está tudo tão insipiente que qualquer aparo já vai fazer uma enorme diferença. Já o “mato baixo” é quando as coisas já estão rodando e excelentes e você precisa chegar para fazer ficar ainda melhor. É aí que moram os maiores e mais incríveis desafios.

O mesmo vale para pessoas. Como é desafiador ser gestora de excelentes profissionais, não? Mato bem baixinho. Quando pensamos em um time de comunicação, pensamos em colocar pessoas autônomas, criativas, proativas, atentas, organizadas – e queremos as melhores. Mas pouco paramos para nos preparar para o que vem a seguir. Pessoas excelentes te tiram do eixo, te questionam, te provocam e no final das contas, é isso que esperamos delas.

Mas como agregar valor a esses profissionais? Como motivá-los no dia a dia? A atenção deve estar redobrada e o cuidado também. Muito além do pacote básico de retenção de qualquer profissional, destaco aqui alguns pontos que fizeram parte da minha reflexão:

Não desperdice o momento da verdade – o feedback toma uma importância enorme para ótimos profissionais, tudo precisa ser pensado e esse momento deve trazer insights reais, que gerem reflexão. Esse perfil de profissional não se contenta com pouco, não adianta só falar que o trabalho está bom. É importante trazer pontos de desenvolvimento claros e ficar atento a como isso está se dando no dia a dia.

Tenha a estratégia na ponta da língua – lidar com gente boa exige saber aonde quer que eles cheguem. Traçar objetivos estratégicos claros para a área, que se desdobrem na atuação pessoal de cada um é item básico na lista de motivadores.

Jogue o ego pela janela – em muitos momentos, eles vão saber mais do que você e conseguirão fazer mais do que você. E é isso mesmo. Eles são excelentes. Gerir bons profissionais não é ser melhor do que eles. O que você traz para a mesa é sabedoria, tranquilidade, motivação, apoio e direcionamento, o que já é muito.

Seja um líder de torcida – Quer sensação melhor do que ver uma pessoa que vc desenvolveu e orientou brilhando? É muito bom saber que você ajudou um profissional a trilhar um caminho de sucesso, então incentive as novas ideias que trazem, apoie em momentos de indecisão e comemorem juntos as conquistas.

Por fim, tenho sempre que lembrar que aproximar-se de gente incrível não significa apenas tê-los no time, mas também nas interfaces, nos clientes, nos parceiros. O foco é encontrar, em meio à multidão, aquelas pessoas que levantam a mesma bandeira que você e que se importam de verdade com a entrega. E depois, agradecer demais por tê-las encontrado.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Juliana Neiva

Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Hoje atua como Head de Comunicação na Ímpar gerindo uma equipe de quase 50 pessoas na condução de projetos e contas de Comunicação para empresas de diversos segmentos e portes. Passagem por grandes empresas como Accenture, Vale e Computer Sciences Corporation. Vasto conhecimento em Comunicação Interna, Estratégia de Comunicação, Projetos de Comunicação Digital, Gestão da Mudança e Atendimento. Formada em Relações Públicas pela Uerj e Mestrado em Comunicação Corporativa pela Kingston University London.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade