PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de maio de 2024

Marketing e comunicação em desastres e tragédias

Patricia Santana de Oliveira
 
  • COMPARTILHAR:

A tragédia climática do sul não foi a primeira e nem será a última que vamos viver. O nosso planeta já está dando sinais de que o colapso climático vai chegar.

Não pude deixar de notar na minha timeline das redes sociais o quanto que os influenciadores estão se engajando e mobilizando a população para a doação. É inegável que os influenciadores estão tendo um papel fundamental para organizar a sociedade, comunicar pontos de coleta de doações, estimular que marcas ajam, etc. Os influenciadores estão na linha de frente desta tragédia do sul mobilizando pessoas. Depois que eles começaram a mobilização começaram a surgir marcas com ações e aí é que entra o desafio: qual é o limite ético para as marcas atuarem em situações de desastre?

Pode fazer promoção para doar o lucro? Se sou uma marca produtora de um insumo que está sendo necessário na crise, tenho obrigação social de doar? Se não tenho dinheiro em caixa e não tenho o insumo, eu viro ponto de coleta? As marcas vão escolher em quais tragédias se engajar de acordo com seu business e posicionamento de marca?

Me parece que é um terreno ainda muito indefinido. Uma tragédia como esta deveria fazer as empresas pensarem não só como ajudar pontualmente, mas como evoluir e melhorar. Não só nesta crise, mas em todas as outras que ainda virão.

Infelizmente, a sociedade não conseguiu se organizar economicamente dentro do capitalismo para evitar tragédias climáticas. Então, estamos nos organizando através do marketing de influência para doar. Só que isso não atua na raiz do problema. É só um paliativo.

Claro que no meio da tragédia temos que nos mobilizar de todas as formas, mas só não podemos esquecer de exigir posicionamento não só de influenciadores e de marcas, mas também de governos e outros atores, que precisam de planos de ação para reduzir os riscos climáticos. Este problema é de todos e temos que ter uma mobilização tão grande quanto essa que estamos vivendo hoje para demandar ações concretas para reduzir o impacto ambiental de todos os elos da sociedade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Patricia Santana de Oliveira

Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Marketing e MBA em Comunicação Corporativa, soma mais de dez anos de experiência em comunicação corporativa. Tem passagem por agências de PR e Publicidade e está há mais de 2 anos à frente da área de Comunicação Corporativa da TecBan, no qual é responsável por construir uma reputação positiva de longo prazo para a empresa e seus negócios, por meio de ações de comunicação 360º.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade