PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de março de 2023

Liderar é servir

José Leão da Cunha Filho
 
  • COMPARTILHAR:

Início de ano no mundo corporativo costuma ser agitado. Mistura a euforia do recomeço com a tensão gerada pela avaliação dos feitos do ano anterior e pela projeção das metas e indicadores do novo ano. Por isso mesmo, é momento propício para a reflexão sobre o jeito de exercer a liderança.

Muito se falou sobre as repercussões pandêmicas da Covid-19 para o mundo do trabalho. Hoje as pessoas estão buscando maior equilíbrio  entre vida pessoal e profissional, ambientes com maior flexibilidade na jornada, possibilidade de trabalhar remotamente etc. Fala-se também sobre a chamada “demissão silenciosa” que tem levado cada vez mais colaboradores insatisfeitos, porém, impossibilitados de pedirem a conta, a uma baixa produtividade, a tal ponto de tornar a permanência na empresa insustentável. 

A busca por uma vida mais equilibrada e mesmo o diálogo sobre as novas expectativas não devem assustar empregadores e líderes. Pesquisa da Universidade da Califórnia revelou que funcionários felizes são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. No entanto, é inegável que comportamentos como as demissões silenciosas, altos índices de afastamento por conta de diagnósticos ligados à saúde mental, acendem o sinal de alerta para todo o mundo corporativo. É nesse cenário que o papel do líder se torna mais decisivo para a retenção de bons profissionais, bem como para a motivação e engajamento dos times.

Liderar é um serviço. Liderança servidora tem foco no negócio, seus desafios e resultados, e pratica seriamente o reconhecimento das pessoas no processo. Quando isso ocorre, as pessoas – seus anseios e receios – recebem a devida atenção, favorecendo a motivação e a segurança necessárias para discernirem o que de melhor deve ser feito e como. Neste sentido, liderança servidora caracteriza-se, essencialmente, pela presença atenta e diligente. Significa disposição para notar, interesse verdadeiro para escutar e energia para encontrar soluções satisfatórias para a organização e seus colaboradores. Quando os colaboradores atestam o ato de liderar como serviço, a energia positiva do ambiente se eleva, as pessoas tendem a se sentirem mais realizadas no que fazem e, obviamente, produzem melhor. Acreditamos que liderança servidora gera vida. Sendo assim, o trabalho se apresenta como valiosa contribuição a que a vida seja mais confortável e agradável para todos.

Os tempos mudam, dizemos. E estão mudando com rapidez cada vez maior. São os sinais dos tempos e devemos observá-los. Dizer ou escrever isso não basta. Proferir palestras, realizar seminários também não garante. É necessário que os líderes ajam em conformidade com aquilo que professam. A vida pede coerência. Liderança servidora reclama integridade. Certamente não é o jeito mais fácil de liderar. O que importa é que estamos aprendendo a servir à organização e às pessoas que constroem seu sucesso.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

José Leão da Cunha Filho

Licenciado em Filosofia, mestre em Educação e diretor executivo da Província Marista do Brasil Centro-Sul

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade