PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de janeiro de 2023

Empresas como produtoras de conteúdo

Regina Macedo
 
  • COMPARTILHAR:

Por onde você se informa? Já parou para refletir sobre isso? Jornal impresso, on-line, televisão, e-mail, newsletters, revistas, conversa com amigos – pessoalmente ou por aplicativos –, grupo do trabalho, da faculdade, letreiros no metrô, no ponto de ônibus, elevador, perto do semáforo, aeroporto, vídeos curtos, longos (o que hoje significa algo com mais de um minuto). Contamos na atualidade com uma imensa quantidade e variedade de formatos de conteúdo disponíveis em todos os lugares que olhamos. Algo, sem dúvidas, inimaginável há três décadas. 

Esse fenômeno, como quase tudo que conhecemos, tem os seus prós e contras. A produção de informações, que antes era majoritariamente elaborada pela imprensa, hoje é muito mais plural: uma menina no interior do Brasil pode, por exemplo, postar em suas redes sociais a foto de um fenômeno natural no céu de sua região e isso repercutir em jornais do mundo todo. A divulgação de novas vozes e pontos de vista, que agora conseguem entrar com mais facilidade na esfera pública, beneficia – e muito – o diálogo e nossa compreensão e interpretação do mundo. Em contrapartida, tornou-se cada vez mais essencial a checagem sobre a veracidade das informações. 

Neste cenário de constantes mudanças é que muitas empresas decidiram investir na produção de conteúdo proprietário. Especialmente tendo em vista que a confiança nas empresas pela população segue subindo, com interesse cada vez maior em ouvi-las. Prova disso, é que, de acordo com o Edelman Trust Barometer 2022, tradicional estudo internacional que mede a confiança da sociedade nas instituições, a confiança nas empresas no Brasil cresceu três pontos percentuais se comparado ao estudo do ano anterior, chegando à 64% dos entrevistados. 

Isso, mostra o importante papel que a sociedade espera das companhias em também trazer informações confiáveis sem, de maneira alguma, é claro, tentar ocupar um papel que é muito bem desenvolvido pela mídia. Aliás, nesse cenário de múltiplas vozes, o papel dos veículos tem se tornado de extrema importância para a sociedade. 

Um exemplo de material produzido por empresas é o ‘Jornada Conectada’, o hub de conteúdo do Grupo Bradesco Seguros. Lançado em junho de 2022, foi desenvolvido com o objetivo de levar, cada vez mais, informações de qualidade, com análises e entrevistas com especialistas – promovendo a cultura do seguro no país. A plataforma é apresentada como uma revista digital, contando ainda com uma newsletter mensal, podcasts e uma homepage hospedada no portal do Grupo.  

O material produzido pelas empresas surge, cada vez mais, como uma nova voz de suas especialidades neste grande emaranhado. Até mesmo porque essas organizações podem agregar muito no desenvolvimento da sociedade por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes. Com iniciativas como essa ganha a população, que conta com mais opções de informações, a própria empresa, que aumenta a relevância do seu negócio e notoriedade da marca, e imprensa, com mais fontes de informações confiáveis. 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Regina Macedo

Regina Macedo é profissional com mais de 25 anos de experiência multidisciplinar em Marketing, incluindo BI, Comunicação, Marketing e Relações Públicas. Além de experiência em projetos de soluções de TI, telecomunicações e mercado financeiro. Tem formação em Administração, com ênfase em Marketing e MBA in company pela FGV e pelo IESE Business School. Trabalhou no gerenciamento e planejamento de grandes marcas, atualmente atua como Superintendente de Comunicação e Análise de Mercado do Grupo Bradesco Seguros.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade