PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de fevereiro de 2022

Comunicação tem protagonismo essencial na construção de vínculos duradouros

Miriam Moura
Illustration of social media concept
 
  • COMPARTILHAR:

São vastos e disruptivos os efeitos no tecido social do inédito contexto tóxico mundial de hoje, com a pandemia da Covid-19, expansão de fake news e alta polarização política. Esse cenário alça a comunicação e o profissional de relações públicas (PR) para um protagonismo decisivo, como uma espécie de amálgama capaz de reconectar vínculos relacionais fragmentados.

O profissional de PR exerce hoje o papel de conector central ao dar efetividade à comunicação como ferramenta de construção de vínculos e relacionamentos verdadeiros entre empresas e seus públicos. Essa é uma das tendências principais reveladas no estudo realizado pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, no ebook “As 12 tendências de PR e Comunicação para 2022”.

As principais diretrizes de PR e de comunicação foram debatidas no webinar quinzenal Arena de Ideias, da Oficina Consultoria, na última quinta-feira (10/12). As tendências evidenciam a comunicação como pilar central para o sucesso do trabalho híbrido. O regime flexível de trabalho demanda comunicação inclusiva e preservação da cultura organizacional.

Convidado do Arena de Ideias sobre as tendências de PR, o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Paulo Nassar, abordou a perspectiva antropológica que a pandemia trouxe para o ambiente de lideranças no ambiente corporativo. “Um olhar centrado nas pessoas, o fim da separação entre o território da sociedade e da empresa, hoje um território único”.

Apresentadora do webinar e sócia-diretora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins discorreu sobre a sexta tendência de PR, a demanda na sociedade para que líderes corporativos se posicionem sobre temas relevantes. A economia da reputação (conceito de “reputation economy”) exige posicionamentos firmes e claros de líderes empresariais, tornando a habilidade de falar em público determinante. “Os consumidores querem que as marcas se posicionem sobre temas políticos e sociais”, destacou.

A necessidade de trazer a abordagem científica para a comunicação e para as relações públicas foi analisada por Liliane Pinheiro, diretora-executiva da Oficina Consultoria, também participante do Arena de Ideias. Lembrando que não existe resposta pronta sobre qual é a melhor estratégia de comunicação, comparou: “Assim como o médico que depende do diagnóstico para receitar o melhor tratamento, comunicadores e especialistas de relações públicas precisam mergulhar nesse universo científico que gira em torno da construção da reputação. É um chamamento à uma mudança de postura: sair do modo automático e migrar para o modo cientista”.

Há três pontos que evidenciam o viés científico na atuação do profissional de PR: a ciência de dados (data driven), as ciências humanas (necessidade de entender as pessoas em profundidade) e a tecnologia, pontua.

O ambiente virtual do Metaverso é outra tendência de destaque em 2022, significando um novo paradigma computacional e novos contornos à comunicação humana. Na ótica da comunicação interna, a necessidade do bem-estar do funcionário e da criação do senso de pertencimento são os fios condutores no contexto atual.

O poder dos influenciadores para reforçar a confiança nas marcas (com destaque para os micro influenciadores) e a relevância do conceito ESG (ambiental, social e governança na sigla em inglês) para construção de valor e criação de conexão verdadeira com os públicos também integram as tendências que vão direcionar o campo de PR no ano.

Além das citadas, são destaque também a ascensão do áudio social (apontado como o futuro das redes sociais), o avanço das fake news, dark web e cibercrimes (ameaças no mundo virtual) e o papel da mediação do PR no mundo polarizado, que pode ser classificado como a tendência síntese do contexto atual.

Quanto maior a polarização e o tensionamento das relações sociais, sinônimo dos tempos atuais, maior o protagonismo e a relevância do papel conector de criação de valor e relacionamentos verdadeiros da comunicação e do profissional de relações públicas. Além de tendência, é também a essência do propósito e da filosofia de trabalho da Oficina Consultoria: comunicação verdadeira é a principal conexão com os públicos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Miriam Moura

Diretora de Conteúdo, Curadoria e Novos Produtos da Oficina Consultoria. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (Famecos – PUC/RS), com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, Governo e Judiciário. Trabalhou nas redações dos jornais O Globo e Estado de S. Paulo como repórter especial e em funções de chefia. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Conselho da Justiça Federal e Conselho Nacional de Justiça, e assessora da presidência na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na Oficina Consultoria, coordenou e aplicou treinamentos e cursos de capacitação em comunicação para centenas de gestores e executivos, de diversas áreas profissionais. É professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade