PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de janeiro de 2022

Comunicação Interna será guiada por experiência e dados em 2022

Gabriel Kessler
 
  • COMPARTILHAR:

 

Não quero começar esse texto usando o clichê de “o ano novo chegou e todos os olhares já estão nele”, mesmo isso sendo verdade.

2021 certamente foi um ano desafiador para as áreas de Comunicação Interna e RH. Arrisco, inclusive, a dizer que foi mais do que 2020.

A pandemia pegou todos de surpresa, destruindo qualquer planejamento feito, mas em 2021 começamos a ter a real dimensão das consequências e disrupções causadas por ela. E nunca mais voltaremos para o que éramos (e isso não é ruim).

Diferentes modelos de trabalho dentro da mesma organização, o crescimento do uso de soluções digitais em diferentes áreas, entre outras mudanças significativas.

Nesse texto, quero compartilhar o que já é possível enxergar como tendências para a área de Comunicação Interna em 2022. Além disso, já falei por aqui sobre os desafios que CI enfrentará neste novo ciclo, recomendo a leitura.

Employee Experience

Na verdade, essa experiência depende, dentre vários fatores, da efetividade de Comunicação Interna. Afinal de contas, como ser feliz em uma empresa se você se sente perdido e mal informado?

O tema já faz parte da agenda de RH há certo tempo, mas CI entra na jogada com força em 2022. Transparência e clareza para uma melhor experiência!  

Mobile-first

Muitas empresas ainda usam como carro-chefe canais de Comunicação Interna antigos, como intranet e e-mail. Já passou da hora de mudar isso, hein?!

Já é possível notar a transição para a comunicação mobile-first, que foca na mobilidade do usuário. As redes sociais corporativas, que vêm ganhando cada vez mais adeptos, são um exemplo.

Com o aplicativo, é possível trabalhar engajamento e comunicação, além de reduzir ruídos e oferecer uma estratégia de CI igualitária, chegando até o colaborador, esteja ele dentro de um escritório ou não.

Mensuração

Esse ponto já mostrou a que veio, mas segue tendo destaque em 2022. CI, que ganhou força e destaque com a pandemia, precisa mostrar a partir de dados o valor do seu trabalho. E isso é possível a partir de métricas.

Sendo assim, investir em ferramentas que facilitem o trabalho do profissional e gerem esses dados de forma automatizada, como no caso da rede social corporativa.

Além dessas tendências, ressalto um ponto importante e que não pode faltar em nenhuma CI: o planejamento estratégico da área! Lançamos um episódio especial do Dialog Talks sobre o assunto e vale a pena assistir com bloco de notas aberto para anotar tudo.

E na sua empresa, já está alinhado a esses pontos? Enxerga mais alguma tendência? Vamos conversar nos comentários!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gabriel Kessler

Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade