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28 de abril de 2022

Comunicação interna: onde estamos e para onde vamos

Leticia Ribeiro
 
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Por muito tempo, a comunicação interna ocupou uma posição secundária no organograma de muitas empresas e era vista como uma área não-estratégica para o negócio.

Ao longo dos anos esse quadro foi mudando e o ápice desta virada de jogo, na minha visão, se deu na pandemia quando os colaboradores ficaram afastados fisicamente tendo a comunicação como o principal – e talvez único – elo entre eles e a empresa.

Essa notoriedade também deu a nós, profissionais de comunicação, a oportunidade única de aperfeiçoarmos nossos processos. Neste texto, compartilho três pontos que, para mim, foram os mais significativos e de maior impacto no cotidiano de trabalho.

O primeiro deles foi a velocidade. Estávamos diante de um vírus desconhecido e, a cada descoberta e informações, novas decisões eram tomadas com a necessidade de comunicá-las de maneira rápida e assertiva. Se antes, comunicados e mensagens vindos da área de comunicação eram por vezes “deixados para ler depois” ou até mesmo ignorados, na pandemia eles eram aguardados com grande expectativa e, portanto, maior foi a responsabilidade com o teor e formato dos conteúdos.

Em segundo, a transparência. Sempre aprendemos que os colaboradores precisam saber das coisas por dentro, e não de fora, mas foi na pandemia que pudemos colocar à prova nossa capacidade de aplicá-la. Foi necessário comunicar número de infectados, e informações extremamente sensíveis como a morte de colegas e seus familiares.

Ainda no que tange à transparência, decisões eram tomadas pelo comitê de crise, mas muitas vezes precisaram ser repensadas, mostrando as fragilidades da alta direção, mas, ao mesmo tempo, demonstrando coragem e firmeza para assumir um posicionamento e mudar de rota, quando se mostrou necessário.

E por fim, a mensagem. A crise do coronavírus nos ensinou a fazer uma comunicação interna mais sensível e mais humana, com palavras de acolhimento, segurança e esperança em um momento de incerteza global. Eis o grande paradoxo das relações humanas na pandemia: ainda que estivéssemos longe fisicamente uns dos outros, nos tornamos mais próximos porque uma comunicação humanizada consegue conectar e gerar identificação.

Chegamos em 2022 em um cenário de pós-pandemia. E a pergunta que surge é: o que podemos esperar daqui para frente?

Elaborei uma enquete sobre este tema em meu Linkedin e perguntei qual o principal desafio da comunicação interna nas organizações. Até o momento, 57% responderam “humanização”, o que nos mostra que ainda temos muito para evoluir.

Além disso, o sistema híbrido de trabalho virou realidade em muitas empresas e entendo que o alinhamento contínuo ganhará cada vez mais importância. Independente do canal e do meio, a essência será sempre manter o colaborador informado, alinhado e engajado.

Mas, para isso é preciso um posicionamento coerente das empresas no qual discurso e prática estejam em sintonia. Hoje, mais do que nunca, os colaboradores têm voz, não são meros espectadores e consumidores de informação. As redes sociais permitiram maior interação, compartilhamento de experiências, espaços de diálogo e questionamentos.

Daí a importância da comunicação interna nas organizações: primeiro a gente precisa comunicar, alinhar e engajar dentro de casa para que depois seja possível externar para o mundo e para a sociedade. Não há mais espaço para discrepância.

Não poderia deixar de mencionar a necessidade de maior valorização do profissional da comunicação. A relevância que nossa área demonstrou ao longo dos anos precisa ser acompanhada por mais investimento, reconhecimento e espaço de decisão dentro das empresas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leticia Ribeiro

Leticia Ribeiro é pós-graduada em Comunicação e Marketing pela Faculdades Metropolitanas Unidas, capacitada em Inovação, Digital e Encantamento do Cliente pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e graduada em Comunicação Social/RTV pela Universidade de Santo Amaro. Atualmente é gerente de Marketing Institucional e Comunicação na Apsen Farmacêutica, e já atuou em outras empresas de diferentes portes e segmentos como MadiaMundoMarketing e SulAmérica Seguros. Em sua carreira, coordenou o desenvolvimento do Manifesto Apsen e fortalecimento da percepção da marca, atuou na implementação do projeto Digital com a reformulação de todos os sites e blogs, formando uma curadoria centralizada de produção de conteúdo tanto para os blogs quanto para todas as mídias sociais da empresa, além da repaginação do canal de YouTube e criação do Podcast. O projeto Digital da Apsen foi reconhecido, em 2020, com o Prêmio Lupa de Ouro, do Grupemef. Atualmente Letícia é membro do comitê de Inovação na Comunicação Corporativa da Aberje e participou como jurada da 47ª edição do prêmio Aberje, na categoria Memória Organizacional.

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  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
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  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

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