Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade

A convite da Aberje, comecei uma série de conteúdos sobre os desafios na atuação com comunicação em ASG atualmente. A primeira entrevista da série foi com Karla Prado, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Agora, nesta semana, trago a trechos de conversa realizada em Nova Iorque, durante a Climate Week, na Sede da ONU, com Patrícia Marins. Ela é top voice no Linkedin sobre comunicação de crise. Também é sócia-fundadora da Oficina Consultoria e autora do livro “Muito Além do Media Training”, que foi produzido pela Editora Aberje. Confira, aqui, a entrevista.
Patrícia, quando surgiu a oportunidade de realizar um trabalho de comunicação na Sede da ONU, em NY, qual foi o maior desafio e como buscou superar?
A Oficina Consultoria é signatária da ONU Mulheres e do Pacto Global. Vários de nossos clientes também são e unimos esforços em prol da aceleração do atingimento da agenda 2030. Acreditamos que a comunicação estratégica é a ferramenta mais importante neste momento para amplificar a responsabilidade coletiva em favor dos ODSs.
Quais dificuldades que imaginou que encontraria e que de fato encontrou? Como superou?
Um evento global com representantes de diferentes países e de diferentes setores por si só desperta o interesse da sociedade e dos formadores de opinião. Há necessidade de definir previamente um planejamento muito assertivo sobre qual público atingir, afinal a concorrência de produtores de notícia é grande. Ser seletivo na definição da notícia (quanto à relevância junto ao público-alvo), ampliando o acesso à informação com linguagem e formatos adequados são os fundamentos que apostamos para garantir uma cobertura engajadora.
O que considera um dia de trabalho produtivo em um evento como esse?
Ser produtivo é garantir uma curadoria de conteúdo qualificada, ter porta-vozes preparados para gerar impacto pela comunicação e produzir conteúdos engajadores em formatos apropriados à expectativa do público.
Qual dica daria para quem está começando ou deseja realizar um trabalho de destaque como este?
Saiba definir bem qual o objetivo da comunicação. Eventos desta magnitude geram muitos conteúdos não aproveitados e mal disseminados. Importante saber com quem se comunicar, como a marca quer ser vista no evento e qual a estratégia para se diferenciar.
E qual o papel do comunicador na promoção das agendas do Pacto Global da ONU?
Os comunicadores exercem papel de influência na definição de estratégia de comunicação que impactam diretamente os compromissos no cumprimento dos ODSs. A força do trabalho dos comunicadores, a soma das experiências e competências têm um poder inacreditável de mover o ponteiro da agenda 2030 com mais rapidez e eficiência.
Confira aqui a primeira entrevista.
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