PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de março de 2024

Como a IA tem impactado a comunicação corporativa

Deborah Rodrigues
 
  • COMPARTILHAR:

O mundo da comunicação, assim como outras áreas, se deparou nos últimos tempos com a discussão sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA) Generativa. Há quem a ame e quem a odeie, mas uma coisa é inegável: estamos diante de um momento importante, com imenso potencial para aumentar as interações positivas entre humanos e máquinas, com a criação de interfaces mais intuitivas e a personalização de conteúdo. Pensando em comunicação corporativa, as primeiras iniciativas que surgem advindas de IA são ligadas à produção de conteúdo.

Estive presente este mês no South by Southwest (SXSW), o maior festival de inovação do mundo que reúne entusiastas de diferentes mercados e indústrias, além de personalidades de vários segmentos, para promover a troca de conhecimento. O evento é composto por 25 trilhas e, dentre elas, comportamento humano, futuro do trabalho, equidade, diversidade de gênero e inclusão. O festival focou nos avanços da IA mostrando a força desta ferramenta e em como essa tecnologia veio para ficar.

Como comunicadores, estamos diante de um processo que exigirá, de certa forma, mais qualidade, letramento e ética, criando oportunidade para reinventarmos a forma como contamos as histórias das marcas. Como Head de Comunicação na Cogna Educação, companhia que faz parte do seleto grupo de 4% das empresas em todo o mundo que estão na fase de produção de projetos de IA Generativa, de acordo com o Gartner, fui ao SXSW para conhecer ainda mais como as organizações ao redor do globo estão lidando com a Inteligência Artificial e aplicando-a no dia a dia na resolução de desafios da comunicação.

Peter Deng, vice-presidente de produtos de consumo e chefe do ChatGPT na OpenAI, comentou algo interessante durante sua apresentação no SXSW sobre a relação que devemos desenvolver com a tecnologia: precisamos nos manter curiosos. Pensando no universo da comunicação, a curiosidade está muito ligada à reputação e como desenvolvemos a relação da marca com as pessoas. Afinal, as empresas que perduram são aquelas que resolvem problemas complexos e entregam soluções para os seus clientes. Se não temos curiosidade em relação aos nossos stakeholders, como estabeleceremos um grau de satisfação para nos aproximar deles e trabalharmos a reputação? Isso só é possível por meio de uma agenda bem estabelecida com projetos e iniciativas consistentes de marca e comunicação.

A IA no campo da comunicação poderá promover ainda mais o desenvolvimento e a capacitação tecnológica das pessoas, há muito esperada, e ajudar na organização do fluxo de trabalho, uma das grandes dores do setor. No time de comunicação da Cogna, por exemplo, uma das iniciativas é impulsionar a produção de conteúdo proprietário entre os colaboradores por meio de um assistente virtual de IA conectado ao Teams. Umas das possibilidades para a ferramenta é a otimização e a customização de postagens usando as mensagens-chave da companhia, alinhadas com a narrativa de cada área de negócio, sendo uma forma de nos aproximarmos do nosso público interno ainda mais e torná-los promotores da nossa marca, ampliando assim nosso share of voice no ambiente digital.

Ao enxergarmos a Inteligência Artificial como uma aliada, estabelecendo critérios claros para o seu uso, poderemos usufruir de um cenário promissor para a comunicação. Teremos novas formas de coletar e analisar dados em fontes internas e externas, além de um nível mais profundo de possibilidades a fim de melhorarmos a experiência de todos os stakeholders, o que ajuda a construir marca e reputação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Deborah Rodrigues

Sócia e Head de Comunicação Institucional da Cogna. Conta com mais de 13 anos de expertise no que diz respeito a reputação corporativa, planejamento estratégico de comunicação interna e externa, assim como gestão de crises, gerenciamento de social media e branding. A executiva já atuou no mercado financeiro e de bens de consumo, em grandes corporações e startups, como XP Inc. e BRF Foods. Deborah também atua como mentora de mulheres dentro e fora da companhia.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade