PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de março de 2022

Colaboradores com mais tempo de casa: uma fonte de sabedoria!

Renata Spallicci
 
  • COMPARTILHAR:

Estou muito contente em iniciar minha coluna aqui na Aberje. Sou uma apaixonada por comunicação e, quando recebi o convite para contribuir com esse veículo, aceitei prontamente por acreditar muito na importância de compartilhar informação e dividir conhecimento.

Para quem não me conhece, sou vice-presidente da Apsen e usufruo,  paralelamente ao meu trabalho como executiva,  de uma longa trajetória em comunicação. Há cinco anos mantenho um blog, sou bastante ativa em minhas redes sociais e autora de dois livros… Enfim, acredito que essa participação na Aberje se soma à minha missão de inspirar pessoas por meio da criação de conteúdo.

Mas hoje não quero falar especificamente sobre comunicação, e sim, sobre  outro tema que faz parte do meu DNA e, consequentemente, do DNA da Apsen: o cuidado com as pessoas!

Creio, realmente, que o sucesso de uma empresa só é possível se houver um time comprometido e, mais do que engajado, apaixonado. Aliás, esse é o tema central de meu livro “Sucesso é o resultado de times apaixonados”, bestseller lançado em novembro de 2021, pela Editora Gente.

E, quando falamos na importância das pessoas, certamente estamos nos referindo também ao fortalecimento de uma cultura organizacional sólida. E é nesse ponto que queria chegar para abordar sobre a valorização dos trabalhadores com mais tempo de casa.

Durante alguns anos (não muito distantes), havia uma máxima de que um profissional de sucesso era aquele que ficava no máximo cinco anos em uma empresa e depois ia buscar um novo desafio. Esse era o perfil de quem não se acomodava em uma zona de conforto e tinha ambição por crescimento e desenvolvimento profissional. Logo, esse era o perfil mais buscado também pelas empresas.

Entretanto, vejo com alegria, uma reviravolta nesse cenário. Empresas que até pouco tempo estavam dispensando os mais velhos de casa, inverteram o processo, reconhecendo o quanto esses profissionais podem ser considerados ativos valiosos e, como o conhecimento acumulado e expertise, constituem fontes de sabedoria decisiva para o sucesso dos negócios.

Para ser honesta, na Apsen, sempre tivemos essa cultura… e acredito que essa postura é um dos ingredientes do nosso sucesso! Afinal, estamos desafiando sempre o futuro, mas sem abrir mão do nosso passado e sabendo ouvir aqueles que fizeram nossa história…

Em um momento de valorização da diversidade, o etarismo precisa ser combatido e a presença de colaboradores mais velhos e experientes deve ser considerada uma chance excepcional para propiciar mentorias interessantes e troca de conhecimento valiosa.

Só com profissionais com mais tempo de casa a cultura organizacional consegue ser disseminada constantemente, e a essência das empresas é preservada. Por isso, creio que com o envelhecimento da nossa população, buscar a diversidade geracional deve ser uma máxima em toda a organização que pretenda se manter forte, relevante e atenta aos movimentos de mercado.

Desde sempre a Apsen teve e tem muito carinho e cuidado com os trabalhadores com mais tempo de casa, porque entendemos que eles carregam o DNA da empresa e são essenciais para passar às futuras gerações aquilo que nos torna únicos e especiais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Renata Spallicci

Renata Spallicci é formada em engenharia química, pós-graduada em finanças com MBA para CEO. É vice-presidente executiva da Apsen Farmacêutica, escritora best-seller, palestrante, mentora winning woman EY e produtora de conteúdo.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade