06 de julho de 2020

Cinco desafios da Comunicação Corporativa em tempos de crise

A pandemia do coronavírus tem exigido uma série de adaptações por parte de diversos mercados, empresas, profissões e, em última análise, pelas próprias pessoas. Este período impôs muitos desafios aos profissionais de Comunicação Corporativa e ampliou ainda mais a relevância desta área nas empresas.

Não há receita exata para o gerenciamento de uma crise. Em geral as organizações partem de um processo de gestão de crise que conta com um manual com riscos mapeados, uma matriz de probabilidade e severidade e um menu de respostas pré-definidas e que seriam adaptadas e aplicadas com a ajuda de um comitê.

Quando há uma crise, utilizamos, além destes recursos, experiências passadas que tenham alguma similaridade com o contexto encontrado. Desta vez, no entanto, o grande desafio é o de gerenciar o desconhecido. Não há referências comparativas para nortear as ações. É como combater um inimigo totalmente novo e no escuro.

Com tantas dúvidas e incertezas, um stakeholder ainda mais importante para as empresas é o próprio público interno. Afinal, eles são os principais embaixadores de Marca. É fundamental garantir que os colaboradores estejam totalmente atualizados sobre as informações, tomadas de decisão e posicionamento da empresa. Isso é fundamental para evitar qualquer tipo de ruído contraproducente, que eventualmente possa gerar um problema de imagem corporativa.

Surge, por consequência, a necessidade de manter este público engajado no Propósito e nos objetivos da empresa, o que se torna ainda mais desafiador quando consideramos o modelo de trabalho de home office, caracterizado pelo relacionamento à distância e sem todos os canais oficiais de comunicação disponíveis a 100%.

Também ė preciso expandir este sentimento de pertencimento e ações de motivação para todos os públicos de interesse, independentemente do tipo de vínculo. É em momentos adversos que a força de um time se torna um importante diferencial competitivo.

As situações de crise exigem agilidade na comunicação. É preciso dosar, no entanto, juntamente com essa velocidade, o conteúdo das mensagens. Encontrar o equilíbrio entre a cautela e o tempo ideal é o grande desafio que, na medida certa, contribuirá para a assertividade das ações executadas e, assim, alcançar o resultado esperado.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e o fenômeno multitelas já dominou gerações inteiras. O período de quarentena acelerou a digitalização tanto das pessoas, quanto das empresas. Isso significa que a população está mais aberta ao meio online, seja para contratar serviços como para comprar produtos. Este tipo de relacionamento predominantemente digital é desafiador, principalmente quando consideramos a entrada de consumidores que não estavam habituados a esse tipo de compra.

Todos os desafios trazem novas oportunidades. Com certeza as áreas de Comunicação das organizações saem fortalecidas, deixando clara a sua importância para defender a Marca e o valor dos acionistas. Quem chegou aqui sem ter percebido isso no passado está com certeza sofrendo mais do que os outros. Mas nunca é tarde para começar. Até porque esta, com certeza, não será a última crise das nossas vidas corporativas…

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Nuno Pedro David

Nuno Pedro David é Chief Marketing Officer do Grupo Mongeral Aegon. Com mais de 25 anos de experiência liderando empresas multinacionais, o executivo tem passagens por países como Itália e Portugal. Tem formação em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa. No Grupo Mongeral Aegon é responsável pelas áreas de Comunicação, User Experience, Relacionamento, Desenvolvimento de Produtos, Eventos e Gestão da Inovação.

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