Bracell adere à Rede Mulher Florestal
A Bracell passou a fazer parte da Rede Mulher Florestal (RMF), uma organização independente e pioneira que promove ações para a equidade de gênero, com foco na inclusão de mulheres no setor florestal. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com uma agenda de promoção do empoderamento feminino, seja no ambiente de trabalho, como também nas comunidades onde atua. Com isso, a empresa fará parte de discussões e ações que apoiam e incentivam a equidade de gênero no setor, com foco na inclusão de mulheres.
O setor florestal, historicamente, é ocupado majoritariamente por homens, sendo assim, a iniciativa fundada em 2018, passou a promover a discussão de gênero e promover o respeito a diversidade e a igualdade de oportunidades para o público feminino no setor. A associação RMF conta atualmente com 23 instituições e 178 pessoas físicas associadas ao movimento.
“A Bracell tem práticas e políticas internas que oferecem um ambiente de trabalho mais igualitário para homens e mulheres e estende isso para as comunidades onde atua. Por isso, fazer parte de um movimento como a Rede Mulher Florestal é muito importante”, Fernanda Kruse, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell SP.
Para Priscilla Sena Reuter, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Bracell BA, o engajamento das mulheres no setor florestal é fundamental. “A associação RMF é, sem dúvida, bem relevante para as empresas do setor e pessoas que estão na área, que querem promover a diversidade e a igualdade de oportunidades. É possível ter ambientes cada vez mais igualitários, com tantas mulheres competentes que atuam no setor”, diz.
A Rede Mulher Florestal possui quatro grupos de trabalho em sua estrutura: mulheres na tomada de decisão; igualdade e empoderamento; educação e treinamentos; e maternidade e a mulher no mercado de trabalho. As principais ações previstas para em 2023 pela Rede Mulher Florestal são: elaboração e publicação do Panorama de Gênero 2023; realização do Programa de Mentoria “Floresta para Todas”; palestras e publicação sobre barreiras para mulheres na tomada de decisão; e oficina “Boas práticas para Equidade de Gênero”.
Além dessas ações prioritárias, a Rede Mulher Florestal trabalha no fortalecimento de sua gestão e organização interna, na estruturação de produtos e serviços para as associadas (PF e PJ), na comunicação de suas ações de maneira estruturada, e em várias ações lideradas pelos GTs. Para saber mais sobre a Rede Mulher Floresta basta acessar o site: https://www.redemulherflorestal.org/.
Fernanda e Priscilla, ainda destacam que “o compromisso da Bracell é com o desenvolvimento sustentável em todas as operações, processos e atividades e, para isso, tem investido tempo e recursos em melhoria contínua, buscando a adoção das melhores práticas socioambientais e éticas. Aqui temos a sustentabilidade como base e filosofia de que tudo o que fazemos deve ser bom para a comunidade, país, clima e clientes, e só então será bom para a empresa”.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira