03 de abril de 2019

BNDES lança iniciativa inovadora para seleção para projetos culturais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – instituição associada da Aberje – lançou o “Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural”, uma iniciativa-piloto inovadora de financiamento a projetos que deixem legado a patrimônios culturais materiais e imateriais brasileiros.

O programa é o primeiro do gênero envolvendo uma instituição pública e se baseia diretamente no engajamento da sociedade: a cada R$ 1 captado por projeto junto ao público geral, o BNDES aplicará outros R$ 2, até o limite de R$ 200 mil. O valor de cada projeto apoiado deverá ser entre R$ 30 mil e R$ 300 mil. A iniciativa é resultado de uma parceria com a SITAWI Finanças do Bem e a plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que hospeda o site do programa.

Em 2019 o BNDES pretende aplicar no projeto até R$ 2 milhões de recursos de seu Fundo Cultural, constituído por uma parcela do lucro da instituição. Conforme o potencial de arrecadação junto à sociedade o valor total disponível para as iniciativas deste ano poderá superar R$ 3 milhões. Os objetos das propostas devem ser reconhecidos como patrimônios culturais. Os projetos deverão se enquadrar em uma das quatro categorias da seleção — Promoção & Inclusão, Inovação & Tecnologia, Educação & Inspiração e Preservação & Memória — e serão avaliadas conforme critérios como impacto, inovação, tradição, perenidade, perfil da proponente e custo-benefício. Podem  participar da chamada instituições sem fins lucrativos, que deverão efetuar as inscrições entre 2 de abril e 15 de agosto no site http://www.benfeitoria.com/bndesmais, onde estão disponíveis os detalhes da chamada.

A seleção será realizada em quatro ondas, entre junho e setembro. Em cada uma, um comitê curador selecionará cerca de 10 propostas que participarão de um processo de capacitação em financiamento coletivo feito pela Benfeitoria. Durante o treinamento, receberão orientação sobre como apresentar seus projetos de forma a gerar interesse por parte do público e elaborar estratégias de mobilização de sucesso. Após essa etapa, os projetos serão inseridos na plataforma para arrecadação junto ao público por um período entre 30 e 60 dias. Ao longo das quatro ondas serão selecionadas até 40 iniciativas.

Os responsáveis pelos projetos indicarão uma meta mínima de arrecadação, que deverá ser atingida durante a campanha online para que o BNDES aporte o dobro dos recursos captados. Como garantia de que as iniciativas efetivamente apoiadas despertam interesse do público, será utilizado um índice de validação de interesse coletivo (VIC, na sigla em inglês), calculado a partir da soma de todas as contribuições — excetuando aquelas superiores a 2% do total captado — dividida pelo total doado ao projeto. Para que o BNDES invista na iniciativa, esse índice deverá ser superior a 33%. Caso ele se situe entre 10% e 33%, BNDES, SITAWI e Benfeitoria avaliarão se o projeto realmente reflete um interesse coletivo. Propostas com VIC inferior a 10% não contarão com os recursos do BNDES, mas receberão o valor captado junto ao público se atingir a meta mínima. Com a medida, a tendência é que sejam apoiadas as iniciativas que gerem grande engajamento do público.

2020 – Está prevista uma nova chamada do programa em 2020. Para ela, o BNDES contará com outros R$ 2 milhões de seu Fundo Cultural. Recursos não utilizados na chamada de 2019 poderão ser incorporados à seleção do ano que vem.

SERVIÇO
Inscrições: 2 de abril a 15 de agosto de 2019 em www.benfeitoria.com/bndesmais 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *