BNDES e Governo Britânico celebram instrumento para cooperação em finanças verdes
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição associada da Aberje, e o Governo Britânico celebraram memorando de entendimento para cooperar em finanças verdes.
O projeto faz parte do Prosperity Fund, fundo do governo do Reino Unido que visa investir no Brasil para melhorar a produtividade, reduzir a pobreza e expandir oportunidades para negócios internacionais. A cooperação prevê, dentre outras ações, o fomento à participação privada em projetos de infraestrutura sustentável, a promoção do mercado de financiamento verde no Brasil, o aumento da conscientização e do conhecimento de oportunidades de investimento em infraestrutura sustentável no País e o desenvolvimento de instrumentos financeiros destinados a esse tipo de projeto. O documento foi assinado nesta sexta-feira, 26, pelo presidente do BNDES, Joaquim Levy, e pelo embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Com a parceria, o Banco espera fortalecer sua governança socioambiental.
O BNDES tem um histórico de relacionamento com ogoverno britânico, com destaque para o apoio no desenvolvimento da ferramenta para cálculo das emissões de carbono evitadas nos projetos apoiados pelo Banco com recursos do Fundo Clima.
O Embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, enfatizou que “estamos vendo um grande crescimento em investimentos de impacto no mundo todo, o que demonstra uma diferença na maneira como investidores estão considerando fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões. Segundo ele, o Reino Unido tem se esforçado para mobilizar o mercado privado no apoio e alocação de recursos para essas áreas. “Iremos trabalhar em conjunto com o Brasil para fortalecer o mercado de finanças verdes e facilitar transações e investimentos de investidores institucionais de ambos os países. Estamos desenvolvendo um trabalho com o BNDES para apoiar a integração de elementos socioambientais em processos de investimento e políticas internas e engajar investidores institucionais no financiamento de infraestrutura sustentável no país”, explicou.
FUNDO – O Prosperity Fund, ou Fundo Prosperidade, é um fundo global do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico e estimular a concorrência e a inovação nos países parceiros. O Brasil é um dos parceiros prioritários e o foco do programa no país se dará nas áreas de finanças verdes, comércio, energia, cidades inteligentes (mobilidade urbana e água), saúde e educação. Por meio do fornecimento de assistência técnica, capacitação e fomento à pesquisa em temas relacionados à infraestrutura, energia, meio ambiente, mercado de capitais, comércio, educação, saúde, inovação, ambiente de negócios e cidades do futuro, o fundo busca fomentar o crescimento econômico inclusivo e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo para a redução da pobreza em países em desenvolvimento e para geração de oportunidades de negócio internacional.Com patrimônio de £ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6,1 bilhões), o fundo tem expectativa de alocação de até £ 80 milhões (aproximadamente R$ 407,5 milhões) no Brasil no período iniciado em 2018 e que prossegue até 2022.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais