06 de fevereiro de 2024
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Sustentabilidade e o Papel Transformador das Empresas de Construção na Construção de um Futuro Melhor: Desafios, Reflexões e Compromissos

 

Em uma era marcada por crescentes desafios ambientais e sociais, a contribuição das empresas de construção para um futuro sustentável tornou-se uma peça fundamental. À medida que nos aprofundamos nas metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU, as organizações não só são chamadas a alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como também a liderar mudanças significativas.

Os desafios globais, desde a mudança climática até a desigualdade social, demandam uma reflexão profunda sobre o papel das empresas de construção nesse cenário complexo. De acordo com um relatório recente do World Green Building Council, “a construção é responsável por 39% das emissões globais de CO2.” Esse dado ressalta a necessidade urgente de repensar os métodos tradicionais e adotar práticas mais sustentáveis.

Além disso, críticas ao greenwashing, uma prática que algumas empresas adotam para aparentar responsabilidade ambiental sem efetivamente implementar mudanças substanciais, evidenciam a importância de uma abordagem genuína. Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que “80% dos consumidores globais acreditam que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente.” Essa expectativa destaca a necessidade de ações concretas e não apenas de discursos vazios.

O Papel ARV Investimentos Imobiliários

Nesse cenário complexo, a ARV Investimentos Imobiliários emerge como um exemplo a ser seguido, demonstrando que empresas de construção podem ser agentes efetivos de mudança. A redução de 80% na utilização de papel nas rotinas administrativas não é apenas uma estatística impressionante, mas um indicador tangível de um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Um estudo do Instituto Nielsen destaca que “73% dos millennials estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.” A ARV, ao adotar práticas ecoeficientes, não apenas responde a uma demanda crescente, mas também reforça a reputação sólida e confiável.

Pesquisas, como a conduzida pelo Green Building Council Brasil, destacam que “edifícios sustentáveis apresentam uma economia de água de até 40% e redução de energia de até 30%.” Esses dados reforçam a ideia de que práticas sustentáveis não apenas são boas para o meio ambiente, mas também trazem benefícios econômicos tangíveis. Para empresas de construção, essa reflexão deve ser um guia para a implementação de métodos mais eficientes e ecologicamente corretos.

O caminho para a sustentabilidade na construção civil apresenta desafios consideráveis, mas a literatura, como destacado em um artigo da revista Sustainable Cities and Society, sugere que “a inovação é fundamental para enfrentar esses desafios.” A oportunidade para empresas de construção está na adoção de tecnologias mais limpas, materiais sustentáveis e na busca constante por métodos que reduzam o impacto ambiental.

A construção de um futuro melhor é uma tarefa compartilhada, onde as empresas de construção detêm um papel crucial nesse processo. Esta matéria busca não apenas refletir sobre o compromisso das organizações com os ODS, mas também chamar à ação, destacando a importância de abordagens inovadoras e profundas transformações.

Estamos ansiosos para contribuir de maneira significativa para um diálogo abrangente sobre a sustentabilidade na construção civil e seu impacto na construção de um futuro mais promissor.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Anderson Rodrigo Vieira

Engenheiro Civil e diretor da ARV INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS

Michelle Wundervald Zanelatto

Coordenadora Administrativa na ARV INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *