- BLOGS
- Sinapse
Sinapse
Diante de tanta informação disponível, como otimizar o tempo dos leitores em busca de conteúdo qualificado? Esta é a proposta do blog Sinapse, que traz insights sobre materiais diversos, como relatórios de pesquisa, e-books, artigos científicos e outras fontes consistentes, a fim de dar insumo e, desse modo, auxiliar na tomada de decisão dos profissionais em gestão, comunicação, marketing, RH, sustentabilidade, inovação e áreas afins. Selecionar, interpretar, analisar e dar sentido e significado a produções intelectuais do mercado e da academia são alguns objetivos deste espaço, sob curadoria de Rodrigo Cogo, diretor do serviço digital Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
Conselhos sem diversidade se tornarão menos aceitáveis com o tempo, diz relatório da NACD
O ritmo e a intensidade da mudança estão acelerando rapidamente, e os conselhos estão entendendo a urgência de se adaptar e se posicionar agora para liderar em um futuro mais exigente, inclusivo e turbulento. É preciso ter uma visão prospectiva dos riscos de negócios e governança que exigirão foco e adaptação dos conselhos em 2023,....
Rodrigo Cogo
04/07/2023
‘Blended Workforce’, força de trabalho com diversos tipos de vínculo em convivência, tornou-se uma tendência definidora para as organizações
Os últimos dois anos viram a comunicação interna desempenhar um papel fundamental no sucesso das organizações. À medida em que as empresas lutavam para se ajustar a novas formas de trabalhar, elas dependiam fortemente de recursos internos. Comunicações para gerenciar e engajar a força de trabalho, manter a cultura da empresa, atrair e reter talentos....
Rodrigo Cogo
16/06/2023
Relatório da Hootsuite indica momento decisivo no valor das mídias sociais na estratégia de comunicação
No relatório “Social Media Trends 2023: your guide to the future of social marketing, commerce and customer service”, a Hootsuite indica um momento decisivo nos negócios e a possibilidade de consolidação do valor das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing – e na fonte de resultados comprováveis. O cenário não parece bom: uma....
Rodrigo Cogo
02/06/2023
Pesquisa da Kaltura analisa mercado online e híbrido
Uma pesquisa global com mais de 1250 organizadores e participantes para refletir o que aconteceu e qual é o futuro dos empregos dos profissionais de comunicação, marketing e eventos: é desta amostra que parte o The State of Virtual Events da consultoria Kaltura. A proposta do documento é mostrar as principais tendências, insights e recomendações....
Rodrigo Cogo
16/05/2023
Relatório dimensiona o mercado crescente da Gestão de Comunidades online
Desde 2017, o CMX Hub realiza uma pesquisa para entender melhor como o campo da gestão de comunidades online está evoluindo e como as empresas estão construindo suas comunidades de marca, relacionamento e práticas. Foram coletadas opiniões de 778 profissionais na “Community Industry Report 2022”, de onde coletei alguns dados principais. O relatório se concentra....
Rodrigo Cogo
27/04/2023
Reflexões sobre relações culturais, identidade nacional e como isso impacta no comportamento e consumo na pesquisa ‘Brasilidades’
Com o objetivo de entender um pouco da identidade nacional, das preferências, particularidades e como o brasileiro se vê em um país cheio de pluralidades, a MindMiners produziu o estudo original “Brasilidades”. A proposta era entender melhor temas diversos que fazem parte do cotidiano do brasileiro, com análise de dados na internet e pesquisa com 2.000....
Rodrigo Cogo
13/04/2023
Citi GPS analisa relação entre filantropia e economia global num mundo em transição
“Filantropia e economia global: oportunidades em um mundo de transição” é o título de profundo trabalho de pesquisa realizado pelo Citi em sua unidade Citi GPS, legando ao mercado reflexões fundamentais no tema. Eles partem do princípio de que a filantropia – e dentro dela o amplo impacto de fundações, instituições de caridade e o....
Rodrigo Cogo
31/03/2023
Para Capgemini Institute, Comunicação e Marketing devem estar no centro da confluência de inovação e negócios
Na edição 4 do seu jornal trimestral “Conversations for Tomorrow”, o Capgemini Research Institute analisa como os CMOs são a peça-chave para impulsionar a mudança organizacional e oferecer experiências que os públicos desejam, entregues do jeito que eles querem. O dossiê “The new face of marketing” tem o objetivo de propor novas medidas de valor....
Rodrigo Cogo
16/03/2023
Comunicação insuficiente prejudica percepção sobre saúde mental, diz Headspace Health
A plataforma Headspace Health publicou o relatório “Workforce Attitudes Toward Mental Health”, em mais um esforço para transformar a saúde mental para melhorar a felicidade do mundo numa noção de ‘ser gentil com a própria mente’. O documento traz, em 38 páginas, uma análise sobre este momento de reflexão e reavaliação mundial sobre o estar....
Rodrigo Cogo
02/03/2023
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























