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03 de outubro de 2023
BLOG Sinapse

12º CEO Study da Accenture diz: é preciso acelerar o trabalho em sustentabilidade para construir um futuro mais resiliente

 

Rodrigo Cogo
 
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À medida em que se aproxima o prazo para alcançar a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os líderes empresariais globais estão pedindo compromissos mais concretos com a sustentabilidade, de acordo com os resultados do 12º CEO Study da Accenture e da ONU, sob o título “Reimagine the Agenda: unlocking the global pathways to resilience, growth, and sustainability for 2030”. O conteúdo baseia-se em insights de mais de 2600 CEOs em 128 países e 18 setores, incluindo mais de 130 entrevistas detalhadas. É sobre este trabalho que entrego o resumo aos assinantes, buscando estimular a leitura integral.

O Pacto Global das Nações Unidas faz um apelo às empresas em todos os lugares para alinhar suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A proposta é acelerar e dimensionar o impacto coletivo global dos negócios, mantendo os Dez Princípios e cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de empresas e ecossistemas responsáveis. Trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo — um Pacto Global unindo negócios para um mundo melhor.

O aumento dramático de desafios globais interligados está forçando os executivos a navegar em novos níveis de incerteza. Eles estão construindo resiliência incorporando a sustentabilidade em suas principais operações e estratégias de negócios e buscando alavancar a inovação e as parcerias. Isto tudo está se mostrando crucial para fornecer valor compartilhado às partes interessadas e vantagem competitiva. Afinal, à medida em que há aproximação da metade do caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, a mensagem dos CEOs é dolorosamente clara: é preciso acelerar o trabalho em sustentabilidade para construir um futuro mais resiliente para de fato vir a resgatar os ODS.

Enfrentando as consequências contínuas da pandemia, juntamente com os efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia, incerteza geopolítica mais ampla, desigualdade e mudança climática, os CEOs relatam maior frustração e incerteza na preparação para o que acontecerá a seguir. Como resultado, os CEOs estão agora priorizando a sustentabilidade em suas agendas, reavaliando seus critérios de investimento e desenvolvendo modelos de negócios inovadores habilitados pela tecnologia para impulsionar a mudança. Eles também estão cada vez mais fazendo parcerias com comunidades, concorrentes e governos para acelerar o progresso em uma escala mais ampla. No entanto, esses esforços estão longe de ser suficientes. Os CEOs estão pedindo compromissos mais concretos com a sustentabilidade, trabalhando nas linhas das partes interessadas para evitar uma catástrofe global.

O mundo pode não alcançar os ODS na trajetória atual

O Acordo de Paris procurou limitar o aumento da temperatura global a 1,5° Celsius até o final do século, mas o último relatório da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) ilustra que as atuais promessas climáticas colocariam o mundo no caminho para alcançar 2,5° Celsius em 2100 – um cenário que levar a impactos cataclísmicos para o mundo.

O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2022 coloca a situação em termos ainda mais terríveis: “quatro anos de redução da pobreza foram apagados pela pandemia, com a taxa de pobreza no trabalho aumentando pela primeira vez em duas décadas. Mulheres representam 39% do emprego global em 2019, mas 45% das perdas globais de empregos em 2020. O progresso na eletrificação diminuiu – no ritmo atual, ainda haveria 679 milhões de pessoas sem eletricidade em 2030. A dependência de recursos naturais está apenas aumentando – aumentando 65% globalmente entre 2000 e 2019. As emissões de CO2 relacionadas à energia aumentaram 6% em 2021 – seu nível mais alto de todos os tempos. O financiamento climático ainda está perigosamente aquém da meta de US$ 100 bilhões. Outros 10 milhões de hectares de floresta foram destruídos em 2021, colocando quase 40.000 espécies em risco de extinção”.

A instabilidade global está a arriscar ainda mais os ODS, atrasando o progresso da sustentabilidade

Embora uma variedade de desafios na última meia década tenha influenciado o progresso dos ODS, a atual instabilidade geopolítica coloca em risco sua realização. Globalmente, 87% dos CEOs sentem que os níveis atuais de instabilidade geopolítica limitam a capacidade do mundo de alcançar os ODS. As consequências estão deixando os CEOs com confiança limitada no multilateralismo enquanto trabalham para alcançar os Objetivos Globais. As estruturas sociais, incluindo a democracia, estão falhando enquanto se tenta enfrentar grandes desafios, como mudanças climáticas e desigualdade.

A instabilidade geopolítica também está ampliando as pressões existentes, como a expansão das interrupções na cadeia de suprimentos, o aumento da volatilidade dos preços e a intensificação da escassez de recursos. À medida que os CEOs lidam com esses impactos no curto prazo, os esforços de sustentabilidade estão sendo interrompidos, conforme demonstrado por 43% dos CEOs que concordam que a instabilidade geopolítica atrasou seus esforços de sustentabilidade. Em particular, tanto as empresas do mundo em desenvolvimento quanto as pequenas e médias empresas (PMEs) em todo o mundo estão enfrentando os ventos contrários mais fortes ao lidar com prioridades concorrentes e recursos limitados. Seus esforços de sustentabilidade foram impactados, ao contrário de 36% das maiores empresas.

A capacidade de alcançar compromissos de sustentabilidade é prejudicada pela falta de compromissos de longo prazo das principais partes interessadas e formuladores de políticas, inacessibilidade de tecnologia útil e falta de acesso a financiamento e recursos acessíveis. Fica evidente haver apoio limitado do governo e das instituições financeiras para as PMEs, especialmente quando se trata de sustentabilidade. Seu apetite de risco é muito baixo agora.

As tensões geopolíticas estão reformulando a economia global

Os CEOs reconhecem os benefícios da globalização, mas igualmente reconhecem que ela concentrou poder e riqueza nas mãos de poucos em detrimento de muitos. Desigualdades e disparidades extremas surgiram devido ao globalismo excessivo. É necessário desenvolver um sistema de globalização melhor para que disparidades possam ser eliminadas.

No entanto, a globalização ainda é uma necessidade, pois 80% dos CEOs sentem que o mundo precisa dela para alcançar os ODS. Deve, portanto, ser reequilibrada à medida que começa a assumir uma nova forma – uma que seja inclusiva e forneça valor compartilhado. Um mundo multipolar gerará novos livros de regras que as empresas terão que descobrir e navegar para prosperar.

Os CEOs estão enfrentando um número crescente de desafios simultaneamente

Os CEOs estão operando em um novo mundo desconhecido, que é traiçoeiro de navegar. O grande número de desafios enfrentados pelo setor privado está quebrando novos limites. De uma lista não exaustiva de desafios globais enfrentados pelas empresas, 93% dos CEOs disseram estar lidando com os impactos de 10 ou mais. Ainda mais alarmante, 46% dos CEOs afirmaram que estavam lidando com todos os 17 desafios pesquisados de alguma forma.

Os CEOs estão sobrecarregados com o grande número de desafios que precisam enfrentar, juntamente com a incerteza do futuro. Caso em questão, 91% dos CEOs dizem que muitas prioridades concorrentes impedem o progresso na construção de resiliência. O mundo hoje está cheio de tantos desafios que não acho que haja alguém que possa prever o futuro. Já não se sabe se dados históricos são tão úteis, quando o mundo evoluiu tanto.

Estrada para 2030: os negócios perguntas dos formadores de políticas

A voz dos CEOs do setor privado é clara – o governo deve estabelecer um campo de atuação transparente, equitativo e acionável no qual as empresas possam tomar as rédeas e inovar. Sem a colaboração entre o setor público, setor privado, organizações governamentais internacionais e ONGs, a esperança de fazer qualquer tipo de progresso significativo em direção aos ODS quase certamente será perdida.

Embora haja um progresso significativo a ser feito, a União Europeia está servindo como uma luz orientadora de como objetivos políticos claros podem estimular a ação do setor privado. Por meio do Regulamento de Taxonomia lançado recentemente, especialistas esperam que o investimento seja acelerado massivamente em ações climáticas para apoiar a transformação da economia da UE para atender aos objetivos do Acordo Verde Europeu. A taxonomia delineia seis objetivos principais: (1) mitigação das mudanças climáticas, (2) adaptação às mudanças climáticas, (3) uso sustentável e proteção dos recursos hídricos e marinhos, (4) transição para uma economia circular, (5) prevenção e controle da poluição , e (6) proteção e restauração da biodiversidade e dos ecossistemas. Por meio dessa estrutura ambiciosa, uma linguagem comum foi estabelecida entre investidores, formuladores de políticas e líderes empresariais. Isso ajuda os investidores a avaliar o alinhamento de seus investimentos com planos e metas climáticas robustos.

Embora seja verdade que alguns países adotaram novas regulamentações e estão investindo em um futuro sustentável, os resultados da COP27 mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

O material ainda oferece uma página para insights específicos de várias indústrias, como Agricultura, Química, Automobilística, Mídia e Comunicação, Energia, Construção, Serviços Financeiros, entre outras.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

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